Jantar afro em Vera Cruz homenageia personalidades negras


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 19/11/2021 17:00

Geral   CONSCIÊNCIA NEGRA

Vera Cruz celebra a Semana Municipal da Consciência Negra, que passa a ser comemorada anualmente no município, sempre próxima ao 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. Neste período são realizadas homenagens e outras atividades para aprofundar o conhecimento sobre a história e a cultura da comunidade negra no país, bem como no município, e combater a discriminação racial, fortalecendo a igualdade.

Um jantar com homenagens será realizado nesta sexta-feira, dia 19, na sede da Associação dos Funcionários Municipais de Vera Cruz, para enaltecer os feitos da comunidade negra nas mais diversas atuações no município, seja na política, educação, música, entre outras, bem como para agradecer as pessoas que dão oportunidades aos negros e incentivam a difusão da cultura afro em Vera Cruz. 

A partir das 21 horas será servido o jantar, que contará com pratos da culinária africana, como quibebe, vaca atolada, feijoada, farofa, couve e carreteiro. Após, conforme o representante do Grupo Amigos de Zumbi, que organiza a atividade, José Osmar Ipê da Silva, serão condecoradas 10 personalidades, sendo elas: José Abrelino da Silva, Guido Hoff, Alceu Silva, Adelino Bento Machado, Neusa Glaci da Silva, Idacila Rodrigues, Nádia Simone da Silva, Lucas Antônio Teixeira, André Leandro Vieira de Souza e Eliana Dalves Figueiredo. Haverá, ainda, homenagem especial ao prefeito Gilson Becker pelo apoio às atividades. 

TEMA É PAUTA NA CÂMARA DE VEREADORES

Em continuidade à Semana Municipal da Consciência Negra - proposta pelo vereador suplente Gilson Iser - entra em pauta na Câmara de Vereadores de Vera Cruz na segunda-feira, dia 22, projeto que prevê homenagem a Genildo Roma da Silva, em sessão solene no dia 29 de novembro, às 19 horas. A proponente, vereadora Cira Kaufmann, explica que havia no município apenas o relato da contribuição dos imigrantes europeus na construção da história, porém, a partir da atuação de Genildo, que é referência para relatar a participação de negros e negras na construção da história e riqueza de Vera Cruz, a comunidade negra ganhou voz. 
Também entra em pauta no Legislativo nos próximos dias uma Moção Congratulatória ao ex-vereador José Abrelino da Silva - proposta pelo vereador Gelson de Moura -, em reconhecimento pelos serviços prestados à comunidade e por enaltecer seu orgulho em pertencer à raça negra. 


Foto: divulgação
Entre os pratos será servido o quibebe
Entre os pratos será servido o quibebe