Secretaria de Saúde realizará ações pelo Dia da Consciência Negra em Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Publicado 18/11/2021 12:18
Atualizado 18/11/2021 12:19

Geral   REFLEXÃO

Em alusão ao Dia da Consciência Negra, realizado em 20 de novembro, a Secretaria de Saúde (Sesa) de Santa Cruz do Sul também irá aderir à mobilização. Entre as ações, serão realizadas atividades de sensibilização com crianças das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) de Santa Cruz. 

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Fernanda Portugal Carlin, serão oferecidas oficinas de dança afro e distribuição de materiais informativos para crianças e suas famílias a respeito do assunto. “É muito importante debater sobre o tema com crianças porque, de alguma forma, elas  levam a mensagem para seus pais”, explicou. As oficinas serão ministradas pela coordenadora do Movimento da Mulher Negra (Movine), Cláudia Regina da Silva. 

Ainda segundo Fernanda, nos materiais impressos, que serão distribuídos nas unidades básicas de saúde, constarão fotos de pessoas negras de Santa cruz do Sul, além de trazer esclarecimentos sobre doenças que acometem com frequência pessoas negras, como anemia falciforme, caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue. Esta anomalia é prevalente na população negra, com base na presença de portadores do traço falciforme em regiões da África endêmicas de malária.


Foto: Pixabay/Divulgação
Serão oferecidas oficinas de dança afro e distribuição de materiais informativos para crianças e suas famílias a respeito do assunto
Serão oferecidas oficinas de dança afro e distribuição de materiais informativos para crianças e suas famílias a respeito do assunto