compartilhe >>

Sicredi Vale do Rio Pardo intensifica ações de educação financeira durante a 8ª Semana Enef


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 11/11/2021 14:24
Atualizado 11/11/2021 14:25

Geral   PROGRAMAÇÃO

A educação financeira sempre foi um tema de grande relevância dentro da Sicredi Vale do Rio Pardo. Desde o início de 2021, a Cooperativa realizou 59 ações do Programa Cooperação Na Ponta do Lápis, que tem como propósito cooperar para uma vida financeira sustentável e para uma sociedade mais próspera. As atividades impactaram mais de mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e microempreendedores. As iniciativas estão sendo intensificadas durante a 8ª Semana Nacional de Educação Financeira (Semana Enef), que teve início no dia 8 e segue até o domingo (14) em todo o Brasil.

Conforme a analista de Programas Sociais da Sicredi Vale do Rio Pardo, Tatiane Becker, indiferente à Semana Enef, a instituição está com um calendário repleto de programações para o mês de novembro. “Vamos levar muita informação para o nosso público na região de abrangência da Cooperativa por meio de ações locais e também nas redes sociais com dicas para uma vida financeira mais sustentável”, salienta Tatiane. As atividades ocorrem em Vale Verde, Passo do Sobrado, General Câmara, Venâncio Aires, Herveiras, Sinimbu e Santa Cruz do Sul (Linha Santa Cruz, Monte Alverne e Bairro Arroio Grande).

Programa – A Sicredi Vale do Rio Pardo foi piloto no Programa Cooperação Na Ponta do Lápis, da Fundação Sicredi. Implementado em 11 escolas dos nove municípios da base de atuação da cooperativa, o programa realizou diversas ações que contaram com suporte de assessorias pedagógicas e ferramentas educacionais. Com o propósito de habilitar professores do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, entre os meses de agosto e novembro, aconteceu a Jornada de Educação Financeira nas Escolas, composta por encontros on-line e presenciais.

A proposta da Jornada era interligar estratégias pedagógicas - Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - com a educação financeira dentro da realidade de cada comunidade escolar. As escolas foram acompanhadas pela assessoria pedagógica e utilizaram a plataforma digital Na Ponta do Lápis, que contempla vídeos, atividades e materiais complementares. Além disso, as instituições educacionais tiveram como apoio a coleção de seis gibis da Turma da Mônica, parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e o Sicredi, e o caderno de planejamento pedagógico.

Lives – Além de intensificar as suas ações ligadas ao tema durante a Semana Enef, o Sicredi realiza lives.  No domingo, a partir das 18h, em conjunto com a Mauricio de Sousa Produções, ocorre a live Turma da Mônica e Educação Financeira, com o objetivo de falar com as crianças sobre a importância da educação financeira. Ambas serão transmitidas no canal do Sicredi no YouTube.

Semana - A Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF) é uma iniciativa do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF), formado por órgãos e entidades públicas. Nesta 8ª edição, o tema da Semana é Planejamento, Poupança e Crédito Consciente: O PLA-POU-CRÉ e a sua saúde financeira. Na programação estão diversas atividades, como lives, cursos e palestras presenciais e on-line. Mais informações em https://semanaenef.gov.br/.


Foto: Divulgação
Diversas atividades serão realizadas até o domingo na região
Diversas atividades serão realizadas até o domingo na região