compartilhe >>

Eleição para Reitoria da Unisc ocorre nesta semana


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 07/11/2021 10:56
Atualizado 08/11/2021 07:10

Geral   PLEITO

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) terá na próxima semana, dias 9, 10 e 11 de novembro, a eleição para Reitor e Vice-Reitor – Gestão 2022/2025. O pleito tem chapa única, formada por Rafael Frederico Henn e Andréia Rosane de Moura Valim, com o lema Juntos, seguimos conectados. Podem votar docentes; estudantes de graduação (presencial e EaD), de pós-graduação lato sensu (presencial e EaD) e de pós-graduação stricto sensu; técnicos administrativos; e associados efetivos da Assembleia Geral Comunitária da Apesc.

Nos eixos integrativos e propostas, constam ações nas áreas do conhecimento (ampliar o fluxo de informações e promover, por meio de novos canais e atualização dos existentes, processo efetivo e permanente de comunicação, escuta, diálogos, discussão, divulgação e tomada de decisão); aprendizagem (promover eventos e a criação de redes para discussão de temas relativos aos processos de ensino/aprendizagem, valorizando as potencialidades internas, visando socialização de experiências, ideias e exemplos sobre práticas didático-pedagógicas); pessoas e relações (oportunizar espaços de comunicação entre a gestão superior, técnicos, professores e alunos de forma direta e imediata, a fim de valorizar novas lideranças); valores e liderança processos (manter a capacidade de mudanças com organização, serenidade, sensibilidade e resiliência, em uma realidade complexa, de constantes e rápidas mudanças); processos (ampliar e melhorar o uso da tecnologia para aperfeiçoar os processos); tecnologia (manter a contínua atualização tecnológica em termos didáticos e científicos para qualificar o ensino, pesquisa e extensão); sustentabilidade ambiental, social e econômica (buscar novas fontes de receita, a partir de outras áreas de atuação institucional além do ensino).

Rafael Frederico Henn é administrador, engenheiro mecânico, especialista em Gestão Empresarial e mestre em Administração e Negócios. Atualmente, ocupa o cargo de vice-reitor e também é professor do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Unisc. Andréia Rosane de Moura Valim é farmacêutica, mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica e doutora em Biologia Celular e Molecular. Atualmente, é diretora de Inovação e Empreendedorismo e professora do Departamento de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Unisc.

Votação para chefe de Departamento e coordenadores de cursos e PGSS

Também na próxima semana ocorre a votação para Chefe e Subchefe de Departamentos; Coordenador e Subcoordenador de Cursos de graduação; e Coordenador e Coordenador Adjunto de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PGSS).

Para Chefe de Departamento, são eleitores os docentes do Colegiado do Departamento, vinculados de modo permanente à Unisc, e a representação discente que integra o Colegiado do Departamento. Para Coordenador e Subcoordenador de Curso, são eleitores os docentes vinculados em caráter permanente à Unisc e em exercício no curso.

Para Coordenador e Coordenador Adjunto de PGSS, votam todos os docentes do Colegiado do Programa, vinculados à Unisc em caráter permanente, e os estudantes do Programa, regularmente matriculados.

Data e local de votação

  • Dias 9 e 11/11 de novembro (terça e quinta-feira – das 08h30 às 21h30 – Campus Santa Cruz do Sul): votam docentes, alunos, técnicos administrativos e Assembleia Geral Comunitária da Apesc.
  • Dia 10/11 de novembro (quarta-feira – das 18h30 às 21h30 – nos campi Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires): técnicos administrativos e alunos lotados em cada campus.
  • Alunos regularmente matriculados em cursos a distância devem votar nos polos de origem: Unisc Santa Cruz do Sul; Unisc Montenegro, Unisc Venâncio Aires; Unisc Sobradinho; Unisc Capão da Canoa.

O presidente da Comissão Eleitoral Central da Unisc, Wolmar Severo, lembra que, para votar, os eleitores devem comparecer aos locais de votação portando documento oficial de identificação com foto. “Reforçamos a todos que exerçam o seu direito de votar, pedindo a todos aqueles que estiverem habilitados a votar, para que compareçam às sessões eleitorais, com a documentação requerida e exerçam o direito do voto. Mais do que nunca, a Unisc numa condição peculiar (pandemia) elegerá seus gestores em clima singular”, ressaltou.


Foto: Divulgação/Unisc
Podem votar docentes, estudantes, técnicos administrativos e associados da Apesc
Podem votar docentes, estudantes, técnicos administrativos e associados da Apesc