compartilhe >>

Pacto Pela Paz inicia visita a instituições para coletar sugestões


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 07/11/2021 09:34
Atualizado 07/11/2021 09:36

Geral   SANTA CRUZ

Dentro do cronograma de ações do Programa Pacto Santa Cruz Pela Paz, realizado pela Prefeitura de Santa Cruz, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmob), foi realizada nesta sexta-feira (5) um roteiro de visitas a três instituições do Município: Coordenadoria Regional de Educação (6ªCRE), Comando Regional da Brigada Militar, e na Delegacia Regional da Polícia Civil.

As visitas têm o propósito de apresentar o projeto e coletar sugestões acerca de possíveis ações a serem executadas no próximo ano. “Nesta primeira etapa estamos realizando um diagnóstico para construir o projeto junto com a comunidade, ouvindo opiniões. É uma fase de construção, dentro de um processo colaborativo”, disse o secretário da Sesmob, Everton Oltramari.

O projeto foi apresentado pelo diretor executivo do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke. “Estamos num processo de diálogo com as instituições. A chave do projeto é integrar, é unir todas as forças da sociedade. Vamos valorizar as ações que já estão sendo realizadas e ouvir as  pessoas para implantarmos iniciativas de prevenção à violência”, afirmou.

O coordenador da 6ª CRE, Luiz Ricardo Pinho de Moura, aprovou a iniciativa. “Queremos entrar para valer nessa cultura de paz. Especialmente nesse período de turbulências causado pela pandemia, precisamos trabalhar mais o acolhimento, o aconselhamento. Vamos sensibilizar nossas equipes diretivas, e com a capacitação que o Instituto vai proporcionar aos professores, vamos contribuir para que este não seja só mais um projeto, mas será o projeto”, garantiu.

Para o comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo, coronel Valmir José dos Reis, o Pacto Pela Paz será de extrema importância para a prevenção à violência. “Este projeto é muito importante e de grande avanço na prevenção ao crime. É um projeto prático, que com certeza dará bons resultados”, destacou.

A titular da 1ª Delegacia de Polícia,  delegada Ana Luísa  Aita Pippi, destacou a importância do projeto. “Queremos contribuir com o Pacto. A iniciativa é muito válida, pois vai atuar nas causas da violência, por isso estamos engajados e empolgados porque toda cidade ganha com ações como esta”, afirmou.

Desde sábado (6) outra etapa do Pacto Santa Cruz Pela Paz foi realizada. Coordenada pelo Instituto Cidade Segura, será realizada uma pesquisa com mil santa-cruzenses sobre as situações de violência mais frequentes já vivenciadas.

Na próxima semana, visitas a outras instituições de segurança, Poder Judiciário, Ministério Público, entidades representativas, entre outras, estão programadas.


Foto: Guilherme Neuhaus/Divulgação/Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Visitas têm o objetivo de apresentar o projeto e coletar sugestões para ações do próximo ano
Visitas têm o objetivo de apresentar o projeto e coletar sugestões para ações do próximo ano