compartilhe >>

Aos 19 anos, Walter ainda acredita que pode ter um lar


Publicado 04/11/2021 20:00

Geral   AJUDE

Encontrado há 15 dias na Rua Victor Frederico Baumhardt, em Santa Cruz do Sul, o cão Walter passa seus dias no Canil Municipal sonhando com um lar. Embora não se saiba como ele chegou às ruas ou quanto tempo ele estava sem cuidados, Walter tem histórico de atropelamento, estava magro, desorientado e assustado. Características que muito combinam com abandono e negligência. Aos 19 anos, agora sem fome e sob a proteção da equipe do canil, Walter tem tempo para sonhar com uma família. Será que ela pode ser você? 

Conforme o veterinário do Canil Municipal, Tiago Marques, o cão é calmo, carente, muito carinhoso e por tratar-se de um cão com idade avançada não faz correrias pela casa, não destrói móveis ou calçados. "Como todos os cães albergados junto ao Canil Municipal, com o Walter não poderia ser diferente. Ele está disponível para a adoção responsável por parte de uma família que esteja disposta a lhe oferecer muito carinho, amor, atenção e cuidados básicos com veterinário, alimentação e abrigo. Para esta família disposta a adoção responsável são expostos todos os cuidados básicos para um cão idoso", destaca.

Quem não puder ajudar com um lar amoroso, o Canil Municipal está aceitando doações de sachês, pois Walter perdeu os dentes e não pode comer ração seca. "Em sua rotina no canil, ele é colocado durante o dia em um cercado no gramado na sombra, bem como recebe vitaminas, ração úmida e sachê em pequenas porções, diversas vezes ao dia, bem como tem recebido ultimamente probióticos para auxiliar a sua flora intestinal. Além de ter perdido os dentes incisivos, caninos e os molares e pré-molares, Walter apresenta uma dificuldade ocular (glaucoma), muito provável pela sua idade avançada, como todo o cão idoso. Ele apresenta pequenas alterações fisiológicas que precisam ser tratadas pontualmente. Mas, no momento, estamos tratando as alterações gastrointestinais decorrente da mudança de alimentação", salienta. 

Porém, segundo Tiago, o ato mais importante para com o animal seria a adoção responsável por uma família que compreenda sua situação de um cão idoso com uma idade aproximada de 19 anos. "Se ele fosse um ser humano teria uma idade de aproximadamente 133 anos. A família precisa estar disposta a lhe dar muito amor, carinho, atenção e respeito. A atitude por parte das pessoas em adotar um cão ou gato, seja ele filhote, jovem, adulto ou idoso é um ato de compaixão e responsabilidade. Precisamos lembrar que estes animaizinhos não têm culpa pela situação em que se encontram, que nós humanos ao domesticá-los, os tornamos dependentes de nós para diversas situações. Eles buscam em nós um pouco de amor, atenção, carinho, sentimentos que eles saberão retribuir da melhor forma", diz. 

Cães idosos

De acordo com Tiago Marques, a grande maioria dos cães albergados junto ao Canil Municipal tem idade superior a 10 anos, afinal, são os mais abandonados junto com os machos de grande porte. "É comum no Canil Municipal termos albergados cães com 15-16-17, em alguns casos cães com 20 anos. Neste momento mesmo, temos quatro cães com idades superiores a 16 anos, bem como já tivemos cinco cães com idade de 20 anos ou mais - os quais após um longo período no Canil Municipal foram adotados por famílias maravilhosas. Falando de adoção de animais idosos precisamos nos dar conta que muitos deles já passaram por tantas situações horríveis durante suas vidas e nada mais justo de que tenham a possibilidade de, no final de suas vidas, terem aquilo que sempre buscaram: amor, carinho, atenção e cuidados - no seio de uma maravilhosa família", comenta. 

Para evitar as situações de abandono, o veterinário aconselha que as pessoas pensem em atitudes simples e que podem fazer toda a diferença. "Todos podem, de uma forma ou outra, auxiliar para que, em um médio e longo prazo, não precisemos mais ver animais (seres não-humanos, porém sencientes) sofrerem com o abandono e com os maus-tratos. E como isso pode ser feito? É simples: Educar crianças, jovens e adultos para o respeito com os animais - não tratá-los como objeto, mas sim como seres dotados de senciência; providenciar a esterilização/castração de seus animais de estimação - um ato de amor e respeito; manter seus animais de estimação domiciliados - passeios em via pública só sob supervisão e na guia; adoção responsável - o ato de adotar um animalzinho é um grande ato de compaixão para com o próximo", aconselha. 

Outro ponto importante é que os abrigos de animais não devem ser locais para permanência definitiva destes animais, segundo Tiago. "Os abrigos devem ser como "casas de passagem" para recolher, recuperar e preparar os animais para a adoção responsável, buscando para eles famílias maravilhosas dispostas a dar muito amor, carinho, atenção e cuidados. Deste modo, os abrigos de animais conseguem atender a mais animais da maneira como eles merecem", analisa. O Walter, por exemplo, precisa de atenção especial na rotina no canil. "Pensando em preservar sua integridade física perante aos outros cães mais novos, o mesmo permanece sempre separado dos mesmos - seja em um box, seja em um espaço nos corredores, seja em uma sala ou em um cercado no gramado - sempre com água, ração úmida, sachê, e uma cama à disposição. Quando temos outro cão de pequeno porte e idoso - como o Juju, um Yorkshire com dificuldade visual, porém muito calmo -, mantemos eles juntos para fazerem companhia e socializarem", conta. 

Doações para o Walter, o Juju e todos os outros animais do canil podem ser deixadas nos seguintes locais:

- Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade.
Endereço: Rua Coronel Oscar Jost, 3333 - Santo Inácio
Telefone: (51) 3902-3611
Das 8h às 16h

- Canil Municipal de Santa Cruz do Sul
Endereço: Rua Victor Frederico Baumhardt, 2581 (Anexo a usina de reciclagem) - Bairro Carlota
Telefone: (51) 3719-1170
Horário: 9h às 15h30min.


Foto: Divulgação
Walter tem aproximadamente 19 anos
Walter tem aproximadamente 19 anos

Foto: Divulgação
Calmo e carinhoso, ele quer muito uma família para amar
Calmo e carinhoso, ele quer muito uma família para amar