Arauto Saúde: os protocolos sanitários da Oktoberfest


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 30/10/2021 07:59

Arauto Saúde   SUCESSO

Tendo sido uma festa diferente, a 36ª Oktoberfest foi um dos primeiros grandes eventos a serem realizados no Rio Grande do Sul desde o início da pandemia. Com protocolos rígidos e uma atuante fiscalização, foi necessário que visitantes e trabalhadores tivessem de seguir as regras determinadas para que a festa pudesse ocorrer. Para falar mais sobre a maneira como a Oktoberfest foi organizada sanitariamente, a convidada desta semana do Arauto Saúde é a coordenadora da Vigilância Sanitária de Santa Cruz do Sul, Francine Braga.

Conforme a responsável, a realização da Festa da Alegria foi um desafio muito grande, tendo em vista a quantidade de pessoas envolvidas com o evento. Ao todo, o público circulante no parque foi de 53.198 pessoas, incluindo 16.609 trabalhadores. “Realmente foi um grande evento e um grande desafio para toda a gestão municipal. Na realidade, fomos um dos pioneiros em todo o Estado, levando em consideração, pois  a gente sempre acompanhava os índices. A Prefeita e a gestão de saúde sempre deixaram claro que se não houvesse condições sanitárias, a festa seria suspensa, nem que fosse dois ou três dias antes”, destacou. 

Entre os muitos pontos positivos da desta, destacou-se o sucesso dos protocolos sanitários estabelecidos no evento. “Junto com a vacinação, os protocolos realmente funcionaram. A gente tinha um pouco de receio de como seria, mas a resposta do público foi surpreendente, pois 98% das pessoas cumpriram os protocolos sanitários. Quando tinha algum problema, a gente reportava à coordenação e logo era solucionado. Foi uma experiência muito positiva, um desafio em que colhemos grandes frutos”, frisou Francine.

No município, passadas duas semanas do evento,  o que se vê é uma estabilização e até uma redução no número de internações nos hospitais da cidade, o que demonstra ter sido um sucesso a realização do evento. “Os índices de internações não se alteraram após a Oktoberfest, eles continuaram oscilando entre oito e 12 internações. É um grande experimento que somente com a vacinação nos deu a segurança de acontecer. Todos os trabalhadores, de todos os setores, foram testados antes do evento e na quarta-feira, no intervalo da festa”, concluiu.


Foto: Arquivo Jornal Arauto
36ª Oktoberfest  foi um sucesso mesmo com restrições
36ª Oktoberfest foi um sucesso mesmo com restrições