compartilhe >>

Santa Cruz voltará a ter programação da Imigração Alemã em dezembro


Publicado 23/10/2021 07:00

Geral   EVENTO

Para marcar os 172 anos da Imigração Alemã em Santa Cruz - comemorados no dia 19 de dezembro - uma programação especial está sendo organizada para ocorrer de 12 a 19 de dezembro. 

A maior parte da programação será realizada em Linha Santa Cruz, localidade considerada o berço da colonização alemã. De acordo com o coordenador do evento, Paulo Trinks, estão previstos vários eventos para marcar a data. Entre eles está o culto ecumênico, caminhada das laternes, caminhada das luzes, palestras, plantação de carvalhos (eich baum), sessão solene da Câmara de Vereadores, torneio de futebol e domingo de feira. A data para cada um dos eventos da programação ainda não foi definida.

Em 2019, na comemoração dos 170 anos da Imigração Alemã em Santa Cruz, diversos eventos foram realizados, inclusive foi registrada a presença da modelo e empresária Ana Hickmann, que cresceu em Linha Santa Cruz. Já no ano passado, em função da pandemia, a programação ocorreu de forma online. 

Um pouco da história em Linha Santa Cruz

Em 1853, foi fundado o educandário mais antigo de Santa Cruz do Sul, hoje a Escola Estadual Professor Affonso Pedro Rabuske, localizada em Linha Santa Cruz, que inicialmente servia também como Igreja. Atualmente, os educandários da localidade procuram preservar a língua alemã e incentivar esse aspecto cultural aos pequenos. 

Parte dos momentos de confraternização eram vividos junto ao antigo Salão Frantz - construído em 1911 - onde aconteciam os bailes. O local, que hoje está desativado, também sediava atividade comercial e das sociedades, bem como era usado para estocar fumo.

Outro ponto da localidade que carrega belas histórias é a Cruz dos Assmann, também situada em Linha Santa Cruz. Em março de 1856, Johann Nikolaus e sua mulher, Maria Ana Grünewald, embarcaram em Hamburgo, na Alemanha, em um veleiro e depois de 16 semanas chegaram ao Brasil. No entanto,  durante uma tempestade na viagem ele prometeu que iria fixar um monumento que deveria ser preservado. 


Foto: Luiz Fernando Bertuol/ Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Cruz do Sul/ Divulgação
Linha Santa Cruz é considerada o berço da colonização alemã
Linha Santa Cruz é considerada o berço da colonização alemã