compartilhe >>

Restaurantes de Santa Cruz começam a retomar movimentação anterior à pandemia


Publicado 22/10/2021 06:33
Atualizado 22/10/2021 07:12

Geral   ECONOMIA

Com o avanço da vacinação e as flexibilizações nos decretos da pandemia, os restaurantes de Santa Cruz do Sul registram maior movimentação e projetam tempos ainda melhores para os próximos meses. 

De acordo com o presidente da Associação de Bares, Restaurantes e Similares de Santa Cruz do Sul, Roberto do Nascimento e Silva, o cenário se mostra positivo e em aquecimento, mas o segmento precisará de tempo para se reorganizar e voltar à estabilidade necessária para crescer ainda mais.

Segundo ele, a perspectiva para o crescimento nos próximos meses está diretamente atrelada à retomada econômica do segmento. Atualmente, o turno do meio-dia é o que mais melhorou se comparado com o período mais crítico da pandemia. "Já o segmento noturno ainda sofre com as restrições de horários e a falta de pequenos eventos familiares e sociais com reserva acima de oito pessoas nos estabelecimentos", explica. 

Com esse aumento no número de clientes de volta aos locais, conforme o presidente, foram necessárias contratações pontuais para completar os quadros de funcionários. Entretanto, segundo ele, não há expansão e aumento de mão de obra por conta do crescimento do segmento. 

Novo normal

Segundo o gerente-geral do Paragem Restaurante e Antiquário, Claudio Roberto de Figueiredo Durante, a população está buscando uma volta à normalidade por conta do avanço da vacinação e a expectativa é que tudo volte ao que era antes. 

No estabelecimento, muito procurado por quem circula pela RSC-287, o movimento chegou a reduzir em torno de 90% no pior momento da pandemia. Hoje, o maior fluxo de clientes ocorre das 11h30min às 15h. "Mantivemos o quadro de funcionários. Não houveram contratações e nem mesmo demissões. Acreditamos que com as flexibilizações teremos que contratar mais mão de obra", fala. 

Além das flexibilizações nos decretos da pandemia, Durante prevê um aumento com a chegada do verão e do final do ano. "A população já está buscando se adequar ao "novo normal" tanto no trabalho quanto lazer", acredita. 

O sócio-proprietário da Churrascaria Centenário, Vandinei Cenci, concorda. "Depois das flexibilizações, aos poucos as pessoas estão retomando sua rotina, aumentando gradativamente o movimento do comércio como um todo. Hoje o que mais impacta é a questão econômica e a alta nos preços mundiais, diminuindo o poder de compra das famílias", analisa. 

Após meses difíceis de restrições, o estabelecimento está com 80% do movimento anterior à pandemia - principalmente das 12h às 13h -, o que gerou a contratação de mais sete pessoas para o time. "Minha perspectiva é que nos próximos meses tenhamos uma melhora sutil em função das comemorações de fim de ano e logo após um pequeno recuo em função das férias e continuidade das altas dos preços em todo mundo", comenta. 


Foto: Freepik
Restaurantes voltam a registar maior movimento
Restaurantes voltam a registar maior movimento