compartilhe >>

Arauto Saúde: entenda os riscos do Aneurisma e AVC


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 16/10/2021 07:59

Arauto Saúde   NEUROLOGIA

Muito temidos por grande parte da população mundial, o Acidente Vascular Cerebral (AVC)  e os aneurismas são os principais causadores de mortes no que diz respeito às doenças neurológicas. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não têm um conhecimento básico sobre as doenças e como elas atingem o nosso cérebro. Para falar mais sobre a gravidade do AVC, o convidado desta semana do Arauto Saúde é o neurocirurgião Telmo Tiburcio.

Conforme o especialista, existem dois tipos de AVC que atingem a região neurológica, o AVC isquêmico e o AVC hemorrágico. No caso do isquêmico,  ele ocorre quando há uma obstrução da passagem de sangue pela artéria causando uma isquemia cerebral (morte do tecido). Já no caso do hemorrágico,  ele acontece quando há o rompimento de vasos sanguíneos com consequente sangramento para dentro da cabeça. “O AVC é popularmente chamado de derrame, paralisando um braço, uma perna ou então um lado da boca. Quando o AVC é isquêmico, ele surge em razão do entupimento de uma artéria, imagine um cano e que esse cano entupiu por dentro, pois o sangue coagulou lá. Aquele lugar que deveria receber sangue não recebe, e então esse lugar morre. No caso do AVC hemorrágico, ele acontece quando  se tem um sangramento menor na veia do cano. A maioria dos AVC são isquêmicos, ou seja, por entupimento”, salienta.

Sobre o aneurisma, o neurocirurgião afirma que ela já traz características mais fáceis de serem identificadas. “O aneurisma é uma doença grave, é um defeito numa artéria. Utilizando novamente o exemplo do cano, imagine que esse cano tenha uma fragilidade na sua parede, em que se forma uma bolsinha e ela rompe, causando uma hemorragia cerebral. Quando isso ocorre, é necessário que se tenha um tratamento cirúrgico. Geralmente começa com uma dor de cabeça súbita, uma cefaleia súbita, havendo desmaios, rigidez de nuca e vômitos. É o mais temido, pois às vezes a pessoa está bem, tem dor de cabeça e desmaia e acaba morrendo”, destaca Tiburcio, que ainda afirma que o AVC vem na maioria das vezes sem dor, ao contrário do aneurisma, que já vem com a dor da cabeça, peito, entre outros sintomas.


Foto: Getty Images
Doenças neurológicas são umas das mais temidas pela população
Doenças neurológicas são umas das mais temidas pela população