compartilhe >>

Prefeitura de Santa Cruz renova convênio com mantenedora da Efasc


Publicado 13/10/2021 09:37
Atualizado 13/10/2021 12:43

Geral   EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul renovou na manhã desta quarta-feira (13) o convênio com a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (Agefa) para fins de manutenção da Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc). A parceria ocorre há 12 anos, desde a inauguração da instituição em Linha Santa Cruz. Atualmente, a Efasc fica localizada dentro da Granja Municipal, em uma área de 17,4 hectares cedida pelo município.

Conforme o secretário executivo da Agefa, Adair Pozzebon, a Prefeitura já passou à Efasc - por meio do convênio - cerca de R$ 1,5 milhões. "É importante que o município invista nesse espaço para fortalecer a agricultura. Essa parceria de 12 anos da escola com a Prefeitura mostra a preocupação do município com a agricultura. Os alunos ficam uma semana na propriedade da família e na outra no internato aprendendo as coisas para colocar em prática em casa", diz. 

De acordo com o Executivo, o objetivo do apoio é disponibilizar aos jovens uma formação contextualizada no Ensino Médio e Técnico Agrícola via a Pedagogia da Alternância, onde o jovem fica uma semana na escola e outra na propriedade agrícola junto à sua família. Um estudo que valoriza a Agricultura Familiar, a produção de alimentos e contribui para a juventude rural construir possibilidades profissionais de permanência no campo ou no fortalecimento da agricultura regional.

A prefeita Helena Hermany participou do ato de assinatura e parabenizou os envolvidos por essa parceria em prol dos estudantes e da agricultura. "Estou notando que os jovens estão tendo orgulho de serem agricultores. Desde que existe essa escola, há oportunidade e incentivo deles ficarem no interior. Estamos sim voltados ao desenvolvimento do meio rural e a dar condições que motivem o nosso jovem a permanecer lá", salienta. 


Foto: Kethlin Meurer/Portal Arauto
Renovação da parceria ocorreu nesta quarta-feira
Renovação da parceria ocorreu nesta quarta-feira