compartilhe >>

Do típico à novidade, o sabor da festa


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 12/10/2021 11:54
Atualizado 12/10/2021 11:54

Geral Cobertura Especial   PARA DAR ÁGUA NA BOCA

A gastronomia tem sido um dos carros-chefes da 36ª Oktober. Se o carro alegórico, que descia a Rua Marechal Floriano distribuindo cuca, não pode manter a tradição neste ano, nos espaços gastronômicos as opções dividem os gostos e dificultam a escolha dos visitantes da Festa da Alegria.

Há quem prefira a linguiça, a salsicha bock, o joelho de porco ou o chucrute. Mas, em 2021, a festa está recheada de novidades. O porco no rolete é uma das comidas que atrai a atenção dos visitantes. Uma equipe da Festa do Porco no Rolete de Linha Nova, no interior de Santa Cruz do Sul, tem demonstrado como o prato é feito. “Nos convidaram para expor o prato aqui na Oktober. Trouxemos uma churrasqueira para fazer apenas um leitão, mas na Festa são produzidos aproximadamente 40 leitões. Nossa Festa tem 20 edições e neste ano devemos fazer algo para lembrar a data, porém ainda não com tanta quantidade. Este leitão que assamos aqui leva, em média, quatro horas para ficar pronto”, explica Nilson Goerck, o responsável pelo assado junto com a esposa Renita Lúcia.

Já no Restaurante Thomas, no Pavilhão Central, além do buffet com comida típica, os pratos a la carte também encantam os visitantes. “Temos duas opções. Um dos pratos tem linguiça, salsicha bock e cuca. O outro contempla Eisbein - joelho de porco -, cuca, linguiça, chucrute e batata a vapor”, comenta Erni Thomas, que dos 40 anos de gastronomia, já dedicou-se a 25 atuações na Oktoberfest.

Thomas ainda revela o orgulho que tem pelo trabalho na festa. “Preciso me dedicar bastante para fazer um eventos como a Oktober. Além do público local, bastante gente de fora conhece o nosso trabalho. Me orgulho de poder fazer parte desta festa e, mesmo que neste ano esteja diferente, estamos aqui novamente”, considera.

Se o cenário remete à Alemanha e a comida também, mas além de provar as delícias, é possível aprender a fazê-las.

Senac Garden

Valorizar a gastronomia típica e abrir espaço para novos sabores. Este é o propósito do Senac Garden, ambiente que oferta oficinas gastronômicas temáticas e gratuitas durante a 36ª Oktober. O espaço evidencia diferentes etnias com pratos das culinárias alemã, brasileira, portuguesa, afro, italiana e francesa. “Estamos muito felizes em participar de mais uma edição da Oktober. Continuaremos proporcionando aos visitantes deliciosas experiências, através de uma viagem gastronômica pelo mundo”, destacou a diretora da Senac Santa Cruz, Daniela Laner.

As oficinas são realizadas em diferentes horários, em uma estrutura montada ao lado do espaço do SindiTabaco. Hoje, haverá programação especial voltada às crianças com biscoitos de polvilho, brigadeiro gourmet e pão de queijo Romeu e Julieta. As oficinas são ministradas por professores e chefs do Senac, mas  contam com número restrito de participantes, que permanecem sentados e seguem os protocolos sanitários.


Foto: Taliana Hickmann/Jornal Arauto
Um dos pontos fortes da Oktober está na gastronomia, que oferece opções de pratos e lanches para todos os públicos
Um dos pontos fortes da Oktober está na gastronomia, que oferece opções de pratos e lanches para todos os públicos

Foto: Letícia Dhiel/Grupo Arauto
Porco no rolete é novidade nesta edição
Porco no rolete é novidade nesta edição