Santa Cruz já notificou 372 casos de doença diarreica. Veja os bairros com maior incidência


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 08/10/2021 15:58
Atualizado 08/10/2021 16:15

Geral   SAÚDE

Os casos de doença diarreica aguda que têm surgido em cerca de 25 cidades gaúchas, e inclusive em Santa Cruz do Sul,  fez com que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) alertasse as unidades de saúde da sede, do interior, escolas e creches do município. 

De acordo com a coordenadora do setor de Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, a orientação é para que as famílias fiquem atentas quanto aos sintomas mais comuns, como diarreia, náusea, vômito e dor abdominal.  “A diarreia é uma doença altamente viral, por isso que é tão contagiosa. A diarreia pode ser causada por inúmeros fatores, sendo os mais frequentes infecções por vírus e bactérias, por isso, com o retorno das aulas, é importante aumentar os cuidados quanto à higienização”, orientou.  

Ainda segundo ela, o maior número de casos foram registrados nos bairros Esmeralda, Arroio Grande, Aliança, Castelo Branco, Faxinal, Rauber e Dona Carlota. Com o objetivo de elaborar um diagnóstico mais preciso, e de mapear as possíveis causas, estão sendo coletadas amostras de fezes e de água. “A doença pode surgir a partir de alimentos e água contaminados, mas pode também ser transmitida pelo contato em superfícies ou com pessoas doentes, por isso precisamos ficar atentos”, alertou.

Segundo Francine, na segunda quinzena de setembro foram notificados 170 casos, com a maior incidência em crianças de 1 a 4 anos, e acima de 10 anos, que constituem 70% dos casos.  Até esta sexta-feira (8), segundo informações da Sesa, 372 casos foram notificados.

A Secretaria Estadual da Saúde emitiu alerta nesta quinta-feira (7), esclarecendo que, em algumas cidades, têm como agente causador o norovírus. Em outras cidades ainda está sob investigação.  “O mais importante é que, apresentando sintomas, a pessoa seja isolada dos demais, e que aqueles hábitos de lavar as mãos frequência e lavar os alimentos sejam mantidos”, finalizou Francine.


Foto: Pixabay
Secretaria de Saúde alerta sobre doença que causa diarreia
Secretaria de Saúde alerta sobre doença que causa diarreia