compartilhe >>

Santa Cruz volta a registrar casos de dengue e planeja ações para os próximos meses


Publicado 09/10/2021 07:00

Geral   ALERTA

Desde setembro cinco novos casos de dengue foram confirmados em Santa Cruz do Sul. A informação foi repassada pela Prefeitura nesta sexta-feira (8). Outros 70 casos foram encaminhados para laboratório e aguardam confirmação. A situação faz com que o poder público ligue o sinal de alerta para a doença, que somente neste ano fez cinco vítimas fatais e colocou Santa Cruz no mês de junho, época que a doença chegou a ser tratada como epidemia, como a cidade gaúcha com maior taxa de óbitos por dengue do Rio Grande do Sul. O número total de casos positivos em 2021 é de 4.888.

Conforme a Prefeitura, o número é esperado em virtude da recente situação epidêmica da doença no município. O indicativo também faz com que o Poder Público tome ações para evitar um aumento mais expressivo de casos. Dentre as ações previstas, está, já na próxima semana, a contratação de uma empresa que faz ações focais pra evitar que se ocorra o mesmo deste ano no próximo verão. 

Além da dengue, a prefeitura monitora casos de zika vírus, doença que também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Até o momento, são quatro casos confirmados por laboratório e um descartado por exame inconclusivo.

Cuidados

As principais medidas a serem tomadas para evitar a proliferação do mosquito por parte da população são: manter reservatórios e cisternas de água bem fechados, colocar tela no ladrão da caixa da água; limpeza de calhas; manter pratinhos de plantas sempre com areia até a borda; recolher materiais que possam acumular água; lixeiras bem fechadas; tratamento o ano inteiro de piscinas; recolhimento de pneus e guarda em local protegido; e limpeza diária de potes de água para animais.


Foto: Divulgação / Pixabay
As duas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti
As duas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti