compartilhe >>

Secretaria da Saúde emite alerta para surto de doença que causa diarreia aguda


Fonte: Gaúcha ZH
Publicado 08/10/2021 07:28
Atualizado 08/10/2021 08:51

Geral   SAÚDE PÚBLICA

A Secretaria Estadual da Saúde emitiu nesta quinta-feira (7) alerta para surto da Doença Diarreica Aguda que afeta 25 cidades gaúchas. A doença gastrointestinal tem como principal sintoma a diarreia, que pode ser acompanhada de dor abdominal, náusea, vômito e febre.

Segundo a nota, os surtos da doença foram identificados desde o final de agosto e, em algumas cidades, têm como agente causador o norovírus. Santa Cruz do Sul está entre as cidades que apresentam casos da doença. Uma investigação busca determinar a causa do surto em outros municípios, segundo a Vigilância Epidemiológica. Em contato com a reportagem do Portal Arauto, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul confirmou que há cerca de três semanas foram registrados os primeiros casos, mas ainda não há um levantamento preciso dos índices da doença na cidade.

A transmissão da doença se dá, principalmente, através do consumo de água ou alimentos contaminados. No caso do norovírus, ela ainda pode ocorrer através de contato com superfícies contaminadas.

CIDADES

De acordo com a Gaúcha ZH, as cidades que estão no alerta são Dois Irmãos, Esteio, Morro Reuter, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Nova Prata, Carlos Barbosa, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Caxias do Sul, São Marcos, Pinto Bandeira, Santa Maria, Lavras do Sul, Colorado, Saldanha Marinho, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Mato Leitão, Horizontina, Tucunduva, Santa Rosa, Santo Cristo, Barra Funda e Sarandi.

A indicação é de que a população consuma apenas água de fontes confiáveis e busque sempre a higiene das mãos, bem como lavagem de alimentos e utensílios.

Com informações da Gaúcha ZH***