Hospital Ana Nery oferece exames preventivos gratuitos dentro do Outubro Rosa


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 08/10/2021 12:00

Geral   SAÚDE DA MULHER

O mês que marca a mobilização pela conscientização da importância da prevenção ao câncer de mama está aí e, como de costume, o Hospital Ana Nery faz sua parte indo além da disseminação de informação e orientação. A instituição disponibiliza à comunidade a realização de cerca de 50 exames preventivos, tanto de câncer de colo de útero quanto palpação de mama. A ação foi divulgada nas redes sociais, possibilitando o agendamento das mulheres interessadas (processo já concluído), e ocorre em quatro datas, em diferentes locais. No dia 7, os exames foram realizados no Centro de Oncologia Integrado (COI) do Hospital Ana Nery. No dia 15, ocorrem na UPA. Dia 21, no Posto de Coleta Central do Laboratório Ana Nery. Por fim, no dia 28, a atividade transcorre na Casa de Saúde (Hospitalzinho).

A oferta dos exames preventivos integra a programação do Hospital para o Outubro Rosa, que conta também com diversas outras ações voltadas exclusivamente aos pacientes e acompanhantes presentes na instituição para consultas, exames e tratamentos. Ainda devido à pandemia, a instituição optou por não promover eventos que gerem aglomerações.

Vale lembrar que, no que diz respeito a exames preventivos, o Hospital Ana Nery mantém continuamente o Programa de Prevenção ao Câncer de Mama e Colo Uterino (PPC), criado em 2000, por meio do qual realiza um trabalho diferenciado, atuante e resolutivo em localidades rurais de Santa Cruz do Sul. Com ônibus adaptado para a realização de consultas e profissionais preparados, como enfermeiros e técnicos em enfermagem, a iniciativa vai ao encontro de mulheres que não costumam procurar atendimento em saúde, sobretudo preventivo.

Em suas idas às comunidades, engloba atividades como a palpação de mama e a coleta de amostras de células do colo uterino e parede vaginal das participantes para encaminhamento a exames citopatológicos, bem como desenvolve palestras educativas e rodas de conversa sobre temas relacionados ao bem-estar feminino.

Os resultados dos testes são posteriormente repassados à Secretaria Municipal da Saúde, que dá o devido andamento aos casos que necessitam de tratamento, a maioria no próprio Hospital Ana Nery. Desde o início deste trabalho, o PPC já atendeu milhares de mulheres. No seu primeiro ano de existência, 48% das atingidas pela iniciativa nunca haviam realizado o citapatológico ou examinado as mamas. No ano seguinte, esse índice já caiu para 18%. Paralelamente, observa-se a diminuição significativa de casos graves nas comunidades abrangidas, sendo que, na maioria das vezes, o tratamento é curativo, com um bom prognóstico.   


Foto: divulgação
PPC em visita a comunidade do interior
PPC em visita a comunidade do interior