compartilhe >>

Feira do Livro é atração aos alunos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 09/10/2021 12:00

Geral   CULTURA

Durante três dias, alunos dos anos iniciais e finais dos educandários do Município de Vale do Sol tiveram a oportunidade de vivenciar um dia diferente dentro da escola. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a Feira do Livro Itinerante  trouxe uma nova perspectiva de leitura aos pequenos estudantes e uma oportunidade de ampliar os conhecimentos aos alunos dos anos finais. 

Após a abertura oficial na noite da última terça-feira, dia 5, diversas atividades foram realizadas em escolas-polo, onde ocorreram conversas com o patrono Clóvis Haeser e o escritor Pablo Morenno, teatro de bonecos Fantomania: Contos da Floresta, oficina de desenho Gil Kipper, além de contação de história e recreação nas EMEIS de Vale do Sol.

Muita animação

Durante a manhã da última quarta-feira, dia 6, alunos dos anos iniciais e educação infantil estiveram na EMEF São João Batista para vivenciar um momento de aproximação com a cultura e arte.
Conforme a vice-diretora da São João Batista, Simone Tesche Emmel, havia uma expectativa muito grande por parte dos alunos do educandário para a realização da feira na escola. “Está sendo uma experiência bem legal, toda a parte visual e artística da Feira foi trabalhada pelos professores com os alunos e envolveu os livros dos autores convidados da Feira.  Os trabalhos expostos aqui foram realizados todos durante o mês de agosto, então foi bem válida essa experiência até para fazer com que as crianças não percam esse gosto pela arte e leitura”, ressaltou. Aluno do educandário, Mateus Henrique Brand, de sete anos, observava atentamente os livros expostos nas bancas. Segundo o estudante, a iniciativa foi um momento muito especial, pois sempre gostou dos livros e de ouvir histórias.

Conforme a secretária de Educação, Deisi Blasi, o evento que se encerra nesta sexta-feira já é um sucesso. “O nosso papel e propósito é incentivar o hábito da leitura de livros, proporcionando momentos de contação de histórias, bate-papo com escritores,  intervenções culturais e artísticas. Esses momentos despertam o interesse dos alunos pela leitura de livros”, conclui.

Na abertura da Feira do Livro Itinerante, Ireno Finkler lançou seu novo livro

Durante a noite da última  terça-feira, dia 5, a Câmara de Vereadores foi palco da abertura oficial da Feira do Livro Itinerante. Na oportunidade, ocorreu uma homenagem ao patrono da Feira, Clóvis Haeser, e o lançamento do livro “História Política e Administrativa de Vale do Sol – antes e depois da Emancipação”, organizado pelo professor aposentado Ireno Finkler. Além disso, a noite contou com a participação especial da Orquestra do Colégio Medianeira, de Candelária.

Novo lançamento

O livro “História Política e Administrativa de Vale do Sol – antes e depois da Emancipação”, foi o quarto lançado por Finkler e contou com a participação de colaboradores dos municípios vizinhos de Vale do Sol, Vera Cruz, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Herveiras, Candelária e Gramado Xavier. Conforme o escritor, foi necessário muito trabalho de pesquisa e a ajuda de muitas pessoas para que o livro saísse do papel. “Foram dois anos de muito trabalho e dedicação a essa obra, que além de Vale do Sol, conta com obra extensiva de outros seis municípios vizinhos. Como ato simbólico, entreguei exemplares para os líderes políticos destes municípios na Avenida 15 de Setembro, a mais importante do Município”, ressaltou.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Na banca de livro, Mateus procurava um livro interessante para ler na escola e em casa
Na banca de livro, Mateus procurava um livro interessante para ler na escola e em casa

Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Crianças puderam se divertir com diversas oficinas
Crianças puderam se divertir com diversas oficinas

Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Teatro de fantoches animou as crianças no ginásio
Teatro de fantoches animou as crianças no ginásio

Foto: Divulgação
Ireno lançou o seu quarto livro na última terça-feira
Ireno lançou o seu quarto livro na última terça-feira