compartilhe >>

Já foi vítima de algum crime em Santa Cruz ? Pesquisa sobre violência vai percorrer residências


Publicado 13/10/2021 07:00
Atualizado 13/10/2021 07:15

Geral   SEGURANÇA PÚBLICA

A Prefeitura de Santa Cruz do Sul assinou na manhã da quarta-feira, 6 de outubro, o termo de início do Programa de Prevenção à Violência Pacto Santa Cruz pela Paz. O objetivo é reduzir o número de ocorrências policiais no município e tornar a cidade uma das mais seguras do país. Para isso será realizado um trabalho em conjunto entre todos os órgãos de segurança e diversas instituições. Nas próximas semanas a previsão é de que seja realizado um diagnóstico, constituído por uma pesquisa de vitimização. 

O secretário de Segurança, Transporte e Mobilidade Urbana de Santa Cruz, Everton Oltramari, explica que o diagnóstico será realizado em um período de três meses quando serão estabelecidos diálogos com a sociedade civil, também serão conhecidos novos projetos e realizada a pesquisa de vitimização, abrindo os canais para que a sociedade também possa mostrar projetos. Após o diagnóstico, a expectativa é de que o programa seja oficialmente lançado. 

Conforme o secretário, a pesquisa consiste na visita domiciliar de uma equipe especializada, devidamente identificada. Na visitação, que irá ocorrer em mil residências, serão coletadas informações sobre as pessoas que foram vítimas de violência para que se tenha um indicador mais preciso: "Além dos indicadores das polícias, queremos enxergar a taxa de subnotificação, ou seja, aquilo que não chega às polícias, como violência contra a mulher, violência contra criança, perturbação de sossego. Além de reduzir os indicadores, queremos que as pessoas se sintam mais seguras. A pesquisa de vitimização será implantada de forma pioneira". O secretário explica, ainda, que Pelotas era uma das cidades mais violentas do estado, com mais de 130 homicídios por ano em 2017. Atualmente, depois da implementação do programa, está com 20 homicídios por ano. 

ENTENDA MELHOR: Termo de início de programa de prevenção à violência é assinado em Santa Cruz


Foto: Arquivo / Portal Arauto
Diagnóstico integra o Programa de Prevenção à Violência Pacto Santa Cruz pela Paz apresentado nesta quarta pela Prefeitura
Diagnóstico integra o Programa de Prevenção à Violência Pacto Santa Cruz pela Paz apresentado nesta quarta pela Prefeitura