Fórum Municipal em Defesa da Água Pública é reativado em Santa Cruz


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 06/10/2021 09:11
Atualizado 06/10/2021 09:18

Geral   LUTA

O Fórum Municipal em Defesa da Água Pública foi reativado na tarde desta terça-feira (5), durante reunião na sede do Sindicato dos Bancários. Na oportunidade também foi dado início aos trabalhos do Comitê Municipal do Plebiscito Popular Primavera da Democracia, que vai apurar se a população gaúcha é favorável ou contrária à privatização das empresas públicas estaduais, como Banrisul e Corsan. O Plebiscito, cuja votação irá ocorrer entre os dias 16 e 24 de outubro, está sendo organizado por diversas entidades do movimento sindical que estão mobilizadas para evitar que o patrimônio público, que é de toda a população gaúcha, seja vendido.

O Fórum Municipal em Defesa da Água Pública atuou contra a privatização da água em Santa Cruz do Sul, entre os anos de 2009 e 2012. A reativação do Fórum, portanto, ocorre num momento em que mais uma vez a água pode ser privatizada, visto que o Governo do Estado anunciou a venda da Corsan. Tão logo seja concluída a votação do plebiscito será realizada uma plenária ampliada do Fórum, na Câmara de Vereadores.

O presidente Afonso Schwengber participou da reunião desta terça-feira e lembrou que ter evitado a privatização da água no governo Kelly Moraes foi uma das suas principais conquistas ao longo dos seus mais de 30 anos de militância. Também enfatizou que agora é hora de somar forças para seguir lutando pela manutenção do que é público e conclamou toda a comunidade e direções de movimentos a se unirem em torno desse objetivo.

Participaram da reunião desta terça (5), representantes da Corsan, do Banrisul, do Sindiágua, do Sindicato dos Comerciários, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Metalúrgicos, Sindicato dos Vigilantes e do Conselho Municipal de Saúde.


Foto: Cláudia Priebe / Divulgação
 Célia Zingler e Afonso Schwengber seguem na coordenação do Fórum em Defesa da Água, juntamente com outras lideranças
Célia Zingler e Afonso Schwengber seguem na coordenação do Fórum em Defesa da Água, juntamente com outras lideranças