compartilhe >>

Luvix União Corinthians apresenta elenco para o NBB


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 05/10/2021 20:49
Atualizado 05/10/2021 21:01

Esportes   BASQUETE

O Esporte Clube União Corinthians apresentou, no fim da tarde desta terça-feira (5), no Palacinho da Prefeitura, em Santa Cruz do Sul, os jogadores que vão compor o elenco da equipe Luvix/União Corinthians no NBB 2021/22. Sob o comando do treinador campeão brasileiro em 2021, Athos Calderaro, e com o auxiliar técnico Leandro Buboltz, o assistente Camilo Gonzatti, o preparador físico Alexandre Kessler, o fisioterapeuta Gustavo Kniphoff, o mordomo Luciano Hillescheim e o supervisor Fernando Larralde, o elenco é composto por 15 jogadores, entre eles dois argentinos, dois americanos e 11 brasileiros. A equipe estreia na maior competição do basquete nacional em casa, no Ginásio Poliesportivo Arno João Frantz, 25 de outubro, contra o Minas Tênis Clube.

João, Assmann, Cafferata, Parisotto, Lelê, Gillard, Teichmann, Gruber, Salatiel, Lucas, Leonardo, Simms, Malachias, Montipó e Rafael formam o elenco do retorno da Luvix/União Corinthians à elite do basquete brasileiro. Conforme o treinador Athos Calderaro, a formação do elenco ocorreu dentro do orçamento disponível. “Conseguimos montar um elenco qualificado e de acordo com as características do time, mantendo uma base do título brasileiro da Confederação Brasileiro de Basquete (CBB) e qualificando com a vinda de três estrangeiros, um argentino e dois americanos. Trouxemos também jogadores experientes, rodados no cenário nacional que quiseram abraçar o nosso projeto e sabem da maneira que a equipe é trabalhada”, destacou o coach.

Os primeiros cincos jogos serão contra: Minas Tênis Clube (casa), Flamengo (casa), Rio Claro (fora), Sesi Franca (fora) e Cerrado Basquete (casa). Calderaro frisou a necessidade de entrosamento da equipe.  “Sabemos das dificuldades que iremos encontrar contra adversários mais qualificados. Entendemos que a preparação foi um pouco mais curta, mas o grupo leva isso como motivação. A cada dia que passa, estamos evoluindo vários pontos e tenho certeza que vamos encontrar um ritmo bom de jogo, vai ser uma equipe guerreira, que vai defender muito bem a quadra, é uma equipe que vai conseguir alternar os momentos de velocidade e os momentos de controle de bola”.

O patrocinador master da equipe é a empresa Luvix, que tem sede em São Paulo e filial no Rio de Janeiro. A caminhada no NBB ainda conta com patrocínio da Mor, Cristallux, KTO, UNISC, Medlive e Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, e apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul. “Nossa expectativa é muito positiva para este retorno. Estamos confiantes no grupo e no trabalho que vamos realizar até a estreia”, enfatizou o diretor de Basquete, Diego Puntel.

Atletas Luvix/União Corinthians:

1 - Mike Lakeith Simms, ala/pivô, 24 anos, 2 metros de altura e 97 quilos. Americano natural de Richmond (USA), atuou com destaque na Liga Universitária Americana, nas equipes Cowley College (USA) e Virginia Commonwealth University (USA). É a primeira passagem no Brasil.

2- João Marcos Ramos, pivô, 22 anos, 2,01 metros e 110 quilos. Natural de Bauru (SP), atuou pelo Praia Clube (MG), Bauru (SP) e EC Pinheiros (SP). Sagrou-se campeão Paulista Base, campeão Gaúcho 2018 e campeão brasileiro da CBB pelo União Corinthians em 2021.

4- Leonardo Azambuja Assmann, ala/armador, 25 anos, 1,86 metro e 86 quilos. Natural de Rio Pardo (RS), já atuou pelas equipes de Rio Claro (SP), Guarani (RS) e Sojão (RS). Entre os títulos conquistados, destaque para o Campeonato Paulista de Base e o Campeonato Gaúcho Adulto. Léo é outro remanescente do título brasileiro do CBB conquistado pelo União Corinthians em 2021.

5- Enzo Cafferata, ala/armador, 33 anos, 1,86 metro e 86 quilos. Nascido em Lincoln, na Argentina, iniciou a carreira no Estudiantes de Concórdia e já atuou no Caxias do Sul Basquete (RS), Mogi (SP), Liga Sorocabana (SP) e Minas Tênis Clube (MG). Já foi vice-campeão Sul Americano, campeão Argentino e campeão Gaúcho 2017. Participou dos Jogos das Estrelas NBB em 2017, quando atuava pelo Caxias. O capitão do título brasileiro em 2021 está de volta.

7- Ícaro Parisotto, ala/armador, 29 anos, 1,85 metro e 84 quilos. Santa-cruzense, iniciou no Projeto Cestinha, jogou no Unitri/Uberlândia (MG), São José dos Campos (SP), Sojão (RS), União Corinthians (RS) e Christian High School (EUA). Foi destaque da equipe campeão do Brasileirão CBB em 2021.

9 - Leonardo Jacon Oliveira - Lelê, ala/pivô, 25 anos, 1,97 metro e 96 quilos. Nascido em Limeira (SP), jogou no Nosso Clube (SP), Minas Tênis (MG), Flamengo (RJ), Ponta Grossa (PR), Southastern College (USA) e Rio Claro (SP). Três vezes campeão Paulista Base, Campeão Carioca Adulto, campeão Brasileiro de Base, vice-campeão Internacional – Arequipa (Peru). Lelê é outro remanescente do título do brasileiro da CBB em 2021.

10 - Grantham Gillard, ala/pivô, 24 anos, 2,01m e 94 quilos. O americano Gillard nasceu em Minneapolis, Minnesota, e foi destaque na universidade de Arizona State (USA), que integra a primeira divisão do basquete universitário dos Estados Unidos. O União Corinthians é o primeiro clube de Gillard no Brasil.

11 - Guilherme Frantz Teichmann, ala/pivô, 38 anos, 2,03m de 97 quilos. Atleta santa-cruzense que iniciou sua carreira nos projetos de base da cidade, contando com passagens por Pinheiros (SP), SC Corinthians Paulista (SP), Minas Tênis Clube (MG), Rio Claro (SP), Limeira (SP), Franca (SP) e Flamengo (RJ), além da seleção brasileira. Campeão Pan-americano Rio 2007, Campeão Paulista 2009, Tricampeão Carioca 2009, 2010 e 2011, vice-campeão NBB, 2 vezes vice-campeão da liga sul-americana e 2 vezes vice-campeão Paulista. Volta para casa para realizar o sonho de jogar pela equipe adulta do União Corinthians.

14 – Luis Felipe Gruber, ala/pivô, 36 anos, 2,04 metros e 104 quilos. Gaúcho de Santa Rosa, Gruber teve passagens por Mogi das Cruzes (MG), Franca (SP), Fortaleza (CE), Paulistano (SP), Uberlândia (MG) e Joinville (SC). Com direito aos vice-campeonato do NBB com Uberlândia, 3º lugar com Mogi das Cruzes no NBB e Vice-campeonato Sul-americano com a Seleção Brasileira. Jogará somente o primeiro turno da competição devido a compromissos profissionais e familiares na Espanha.

15 - Salatiel Dal Bo Hlawatsch, ala/pivô, 22 anos, 2 metros e 104 quilos. Nascido em São Bento do Sul (SC), Salatiel se destacou pelo Botafogo (RJ) no Campeonato Brasileiro de Basquete (CBB) e disputou a Liga de Desenvolvimento (LDB) com o União Corinthians.

17 – Lucas Daniel Machuca, armador, 29 anos, 1,80 metro e 75 quilos. O argentino de Córdoba (ARG), atuou por Atenas (ARG), Petrolero de Plaza Huincul (ARG), Atletico (ARG), sendo destaque na Liga Argentina na temporada passada. É a primeira passagem do jogador no Brasil.

21 - Leonardo Klassmann Waszkiewicz, pivô, 32 anos, 2,11 metros e 118 quilos. ‘Léozão’ é gaúcho de Santo Angelo e tem passagens nas principais equipes do NBB. Além disso, tem como campanhas importantes o Campeonato Gaúcho Adulto 2006, Campeonato Torneio Milenium SP, Tri campeonato Copa Castilla e Leon Espanha, Campeonato Espanhol Leb Oro, Tri Campeonato Mineiro, Vice-campeonato Brasileiro NBB e o campeonato Quatro Nações China. O atleta está em fase de recuperação de uma cirurgia no joelho e deve atuar somente no final de novembro.

26 – Luciano Rafael Previatti, ala, 18 anos, 2 metros e 88 quilos. Atleta da base do União Corinthians e que participou da Liga de Desenvolvimento (LDB) na temporada 2021.

31 - Vinicius Gabriel Malachias, pivô, 22 anos, 2,09 metros e 112 quilos. Natural de São Carlos (SP), atuou no Bauru (SP), Cravinhos Basketball (SP) e União Corinthians (RS). Foi campeão Interligas Adulto, vice-campeão CBB Adulto e terceiro colocado no Campeonato Gaúcho. Remanescente do título brasileiro da CBB pelo União Corinthians e destaque da equipe na Liga de Desenvolvimento (LDB) 2021.

33 – Sérgio Montipó, armador, 19 anos, 1,83m e 88 quilos. Atleta da base do União Corinthians, integrou a equipe campeão do Brasileiro da CBB e a Liga de Desenvolvimento (LDB) em 2021.


Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto
Estreia na competição será no dia 25 de outubro, contra o Minas Tênis Clube em Santa Cruz do Sul
Estreia na competição será no dia 25 de outubro, contra o Minas Tênis Clube em Santa Cruz do Sul