compartilhe >>

No Dia Mundial dos Animais, conheça histórias dos que tiveram um final feliz


Publicado 04/10/2021 17:08
Atualizado 04/10/2021 17:10

Geral   ADOTE

Frodo chegou ao Canil Municipal suplicando pela vida. Encontrado às margens da BR-471 e com fratura exposta em um dos membros, um fôlego de esperança tomou conta do bichinho ao perceber que passaria por uma cirurgia e que recomeçar uma nova vida ainda seria possível. O incidente foi em junho e, dois meses depois, em agosto, já estava correndo pelo pátio da família Morais. “Eu e meu esposo somos apaixonados por animais. Já tínhamos um, que adotamos ainda bebezinho, e agora o Frodo, só não adotamos mais por falta de espaço mesmo”, relatou.

Geralmente rejeitados quando estão mais velhos, na casa da família dos Santos, o cãozinho Cururu também tem uma história com final feliz. Após ser resgatado pelo Canil, agora ele é a alegria dos irmãos Manuela, de 3 anos, e Arthur, de um aninho. “Adotamos porque as crianças gostam de animais. E a Manu começou a chamar ele de Vovô, porque é um cachorro mais velho”, contou o pai, Fábio Rogério Figueiredo dos Santos.

No Dia Mundial dos Animais, nada mais reconfortante celebrar com histórias que envolvem reabilitação e acolhimento. No entanto, gestos como os das famílias Morais e Silva são escassos e isso faz com que o trabalho realizado pelos profissionais que atuam no Canil Municipal de Santa Cruz torna-se cada vez mais árduo.

Atualmente, a instituição conta com 75 animais, sendo 68 cães, quatro gatos e três equinos. De acordo com o médico veterinário do local, Tiago Marques, todos eles são oriundos de situações de maus-tratos, abandono em via pública, ou por terem sido vítimas de acidentes e apresentarem ferimentos que colocam sua integridade física em risco.

Ainda segundo ele, o que preocupa é a diminuição da procura pela adoção. “Enquanto as solicitações de recolhimento aumentam a cada dia, reduziu muito o número de adoções. Geralmente as pessoas procuram cães e gatos filhotes, mas a maioria dos animais que temos é adulto, de médio e grande porte”, explica.

Os animais do Canil são vacinados, vermifugados, microchipados e com teste para leishmaniose. Os adultos estão castrados e os filhotes terão a castração garantida pelo Canil Municipal para o momento em que atingirem a idade adequada. A adoção junto ao Canil não tem custo algum para o adotante.

Como e onde adotar

O Canil Municipal de Bem-Estar Animal está localizado atualmente na Rua Victor Frederico Baumhardt, nº 2581, no Bairro Dona Carlota. O horário para visitação é de segunda-feira a sexta-feira, das 9h30min às 16h.

Informações, agendamentos e protocolos podem ser feitos pelo telefone do próprio Canil (51) 3719-1170 (Canil), ou através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (SEMASS), pelo número (51) 3713-8242 (SEMASS), ou pela página do Facebook (Canil Municipal de Santa Cruz do Sul) ou página do Instagram ( @canil_municipal_scs)

Centro de Bem-Estar animal

Com um investimento de R$ 1,6 milhão, a construção do novo Centro de Bem-Estar Animal já está em andamento. Localizado na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, o complexo deve ficar pronto em até um ano e meio, ocupando uma área de 8,4 mil metros quadrados, e 600 metros quadrados de área construída.

No novo local, serão albergados cães e gatos em situação de vulnerabilidade, vítimas de maus-tratos ou em situação de abandono. Lá receberão tratamento e serão preparados para adoção.
Com  capacidade para receber 250 cães e até 50 gatos, a estrutura contará com recepção, ambulatórios veterinários, sala de esterilização, sala de banhos e sala de internação para os animais, espaço para maternidade, escritório, banheiros, vestiário, lavanderia e cozinha.

Canil provisório

Enquanto a obra do Centro de Bem-Estar está sendo edificada, o Canil Municipal passará para uma estrutura provisória, que está sendo erguida na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz. Com capacidade para 54 animais, o prédio já está concluído e a mudança deve ocorrer nos próximos dias.


Foto: Divulgação
Frodo e Pitoco
Frodo e Pitoco

Foto: Divulgação
Canil conta com 75 animais
Canil conta com 75 animais

Foto: Divulgação
Gatos também estão disponíveis para adoção
Gatos também estão disponíveis para adoção

Canil fica localizado na Rua Victor Frederico Baumhardt, 2581
Canil fica localizado na Rua Victor Frederico Baumhardt, 2581