compartilhe >>

União Juvenil Trindade celebra 90 anos


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 05/10/2021 19:00

Geral   COMEMORAÇÃO

Fundada em 4 de outubro de 1931, há 90 anos a União Juvenil Trindade forma lideranças jovens, que cultuam os valores cristãos e universais e atuam em diversos setores em Vila Progresso, interior de Vera Cruz. O grupo, que representa o Departamento de Jovens da Congregação Evangélica Luterana Trindade, é um dos mais antigos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), sendo que antes mesmo de sua fundação oficial realizava reuniões e confraternizações. Para celebrar as nove décadas de atuação, um culto seguido de jantar foi realizado no sábado, dia 2, marcando também um recomeço das atividades após paralisação pela pandemia. 

Há três meses, revela a diretoria, o grupo retomou as reuniões, que ocorrem duas vezes ao mês na igreja, com o estudo bíblico do pastor Osmar Hartwig. Esses encontros inicialmente aconteciam na língua germânica, sendo realizados na língua portuguesa somente a partir de 1948. Também, nos primeiros anos de atuação, além do trabalho religioso com estudo bíblico e canto, as brincadeiras de rodas e os jogos no potreiro ou pátio promoviam a integração após as reuniões – o que acontece até hoje na quadra de esportes, que fica na localidade. A diretoria da União Juvenil conta que entre as práticas preferidas estão o voleibol e o futebol, que envolvem os jovens em uma brincadeira saudável. 

Entre as atividades, a União Juvenil Trindade participa a cada dois anos do Congresso Nacional, organizado pela Juventude Evangélica Luterana do Brasil (JELB) e, nos anos em que ele não se realiza, marca presença no Congresso Estadual, organizado pela Juventude Evangélica Luterana Gaúcha (JELG). Também, se faz presente no Encontrão do Diretório Acadêmico Martinho Lutero (Damal), bem como no Dijuvarp, um congresso organizado pelo Distrito, que conta com cultos, palestras e jogos. A participação no congresso distrital, afirmam os integrantes da diretoria, exige encontros frequentes, uma vez que o grupo intensifica os treinos para fazer bonito nos jogos.
E por falar em jogos, a prática esportiva é uma das marcas do grupo de jovens, que começou a ganhar força na década de 50. Tal envolvimento teve continuidade nas décadas seguintes, com a participação em disputas acirradas de voleibol, pingue-pongue e knips (jogo de mesa germânico) e a organização de torneios internos de vôleibol, futebol de salão, pingue-pongue, knips, dama, moinho e xadrez chinês, em que eram selecionados os atletas que iriam representar a entidade em competições.
O esporte era tão popular, que por volta de 1970 o grupo destacava-se com a mais numerosa participação do Distrito Gaúcho Central em reuniões e em congressos distritais, bem como na conquista de troféus e medalhas nas competições esportivas e de teatro - talentos esses que se revelavam na Noite Artística, em que cada União Juvenil apresentava uma peça teatral inédita. 

Os talentos artísticos ainda se destacam entre o grupo, principalmente no fim de ano, quando os jovens apresentam um teatro de Natal, com participação assídua dos artistas e do público que assiste. Outra tradição mantida até hoje é o Canto de Reis. Realizado sempre no fim de ano, tem por objetivo arrecadar dinheiro, revertido para as necessidades dos jovens, como o custeio da participação em congressos e a realização de retiros espirituais. Esses retiros, explica a diretoria, ocorrem todo o início de ano, e os jovens participam de estudos bíblicos, gincanas e se divertem na companhia um do outro. 

Atualmente, a União Juvenil Trindade busca fortalecer sua atuação após a paralisação pela pandemia, o que é motivo de orgulho para aqueles que já fizeram parte do grupo em anos anteriores, muitos deles que se fizeram presentes nas comemorações do último sábado. A diretoria, formada pelo presidente Rovian Ristow, a secretária Thalita Tornquist e o tesoureiro Tiago Petry, adianta que entre os planos está o retiro espiritual para 2022, bem como a apresentação de Natal e o Canto de Reis, mantendo vivas as tradições que décadas atrás seus avós, pais, irmãos e vizinhos iniciaram. 


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Grupo de jovens se reuniu na noite de domingo para comemorar aniversário
Grupo de jovens se reuniu na noite de domingo para comemorar aniversário

Foto: divulgação
Ex-presidentes participaram de culto e jantar de celebração
Ex-presidentes participaram de culto e jantar de celebração

Foto: arquivo pessoal
Futebol de vassoura esteve entre as modalidades esportivas praticadas pelo grupo
Futebol de vassoura esteve entre as modalidades esportivas praticadas pelo grupo

Foto: arquivo pessoal
Time de voleibol feminino e masculino marcaram época
Time de voleibol feminino e masculino marcaram época