Na busca por novos talentos no futebol


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 02/10/2021 14:30
Atualizado 02/10/2021 14:33

Esportes   ESCOLINHAS

Há cerca de três meses, crianças e jovens vera-cruzenses têm uma nova alternativa para seguirem o sonho de serem jogadores de futebol. Em uma parceria entre Clube Vera Cruz e Elithe Sport Academy de Santa Cruz do Sul, foi iniciada mais uma escolinha de futebol na Capital das Gincanas.

Conforme  um dos diretores da Elithe, João Oliveira, o trabalho realizado em Vera Cruz conta com o apoio de parceiros com grande importância no mundo do futebol.  Atualmente, os treinamentos são realizados nas segundas-feiras e quartas-feiras, das 15 horas às 16h30min. As atividades são realizadas com alunos dos três aos 20 anos de idade, nas categorias masculino e feminino. “Trabalhamos com o futebol desde 2009, iniciamos o trabalho com a Elithe Sport Academy neste ano e fechamos a parceria com o Clube Vera Cruz. Queremos trazer um novo conceito sobre o futebol em sua forma de ensinar, entender e buscar uma melhor condição do aluno alcançar seu objetivo, ser um jogador profissional, e aos que não conseguirem, que tenham aprendido e desenvolvido valores que os tornem pessoas do bem, integradas e bem sucedidas no futuro”, salienta.

A escolinha tem como parceiro oficial a CMK Sports de Porto Alegre, uma empresa especializada no agenciamento de jogadores no Brasil e exterior, a Devini Sports de Montevideo, no Uruguai, e também parceiros na Alemanha, Polônia e Ucrânia. “Fornecemos aos nossos parceiros material de informação como relatório de desempenho em treinos e jogos, e vídeos de nossos atletas, e sendo aprovados, são encaminhados para clubes do Brasil e exterior”, destaca Oliveira.

Competições oficiais

Segundo Oliveira, a parceria com o Clube Vera Cruz pode garantir o retorno da equipe vera-cruzense às competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), algo que ainda está sendo discutido internamente. A ideia principal é participar do Campeonato Gaúcho Juvenil. “Nós iremos ainda analisar os caminhos para que seja possível participar. Estamos buscando investidores para nos apoiar, pois esse é um trabalho que exige uma estrutura maior, então a gente precisa ter isso tudo muito bem pensado. Se tudo der certo, pretendemos já no ano que vem representar Vera Cruz em uma competição oficial”, frisa. As  inscrições para fazer parte da Elithe Sport Academy podem ser realizadas nos horários dos treinamentos. 

Em busca do sonho

Integrando a escolinha desde a sua criação, o zagueiro Juan Reis da Silva, de 16 anos, conta que a participação nos treinamentos tem garantido uma melhora no seu rendimento. “Observo que venho melhorando muito a minha técnica, visão de jogo, posicionamento em campo e meu condicionamento físico.  Meu maior objetivo é me tornar profissional, jogar em um grande time, conseguir viver desse esporte que tanto amo, e conseguir buscar a minha melhor versão como atleta e como pessoa”, salienta o  jovem, que já teve passagens por muitos clubes amadores da região, sendo destaque em competições como a Copa dos Vales, Campeonatos Municipais de Vera Cruz, Copa Teutônia, Copa Três de Maio, Campeonato Nolifute,  onde foi campeão duas vezes seguidas e esteve na seleção do campeonato.

Interior também já conta com escolinhas de futebol 

Em Vila Progresso, a escolinha do Esporte Clube Independente iniciou suas atividades no dia 7 de abril de 2019, contando com cerca de 70 alunos (meninos e meninas) da região. No mês de abril de 2020 as atividades foram suspensas devido à pandemia.

No entanto, na última quarta-feira, dia 29, ocorreu a retomada das atividades após pedidos da comunidade. Conforme o presidente do Independente, Tiago Petry, em um primeiro momento os treinos serão realizados no ginásio do Independente e no Hannemann, por conta da troca de gramado que está sendo realizada no campo do Independente. Os treinamentos são ministradas por Júlio Lopes e ocorrem todas as  quartas-feiras nas categorias mirim, infantil e juvenil. 

De acordo com o presidente, a escolinha não é voltada apenas para a prática do futebol, mas também para educar os jovens. “Queremos sim que as crianças aguardem ansiosamente pelos treinos, mas também queremos que elas saibam valorizar a escola, as amizades e tenham respeito, disciplina e responsabilidades. Unindo tudo isso, estaremos criando bons cidadãos para o futuro e não deixaremos morrer a paixão pelo esporte e o prazer de praticar atividades físicas, bem como estaremos fazendo o possível para auxiliar no sonho de ser um atleta profissional”, finaliza Petry.


Foto: Divulgação
Treinos são realizados no Clube Vera Cruz
Treinos são realizados no Clube Vera Cruz