compartilhe >>

Campanha da 1ª DP vai arrecadar ração e materiais de higiene para cães e gatos de Santa Cruz


Publicado 30/09/2021 16:00

Geral   AJUDE

Inspirada pela comemoração de aniversário de um ano da lei federal sobre maus-tratos a cães e gatos, a 1ª DP dá início a uma campanha solidária em prol dos animais. O objetivo é arrecadar o maior número de pacotes de ração, materiais de higiene, casinhas, cobertas e camas para cães e gatos.

Conforme a responsável pela 1ª DP,  delegada Ana Luísa Aita Pippi, o material será entregue no Canil Municipal de Santa Cruz do Sul e nas ONGs de proteção da cidade. "Queremos ajudar as instituições e lares temporários que vivem de doações", salienta. 

Quem quiser ajudar, pode levar as doações diretamente na sede da 1ª DP, localizada na sede da Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz, na Rua Ernesto Alves. Já quem não consegue entregar presencialmente, pode entrar em contato com o fone 98468-9468. Uma equipe da Polícia Civil vai até a residência retirar a doação. Aind

Ainda conforme a delegada Ana, a ideia é ampliar os pontos de coleta das doações para outros locais a fim de facilitar o acesso à população.

Cartório especializado 

Santa Cruz do Sul, neste ritmo de proteção animal, também terá entre o fim de outubro e as primeiras semanas de novembro um cartório especializado na investigação de crimes de maus-tratos e crueldade contra os animais. Com isso, a delegacia do município será a primeira da região com o selo "Amiga dos Animais". 

De iniciativa da Chefia de Polícia gaúcha, o projeto tem por objetivo atender uma demanda antiga dentro da Instituição de ampliar e qualificar os cartórios assim como existem para as crianças e adolescentes e para mulheres.

A legislação protege animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Agredir fisicamente, deixar sem comida ou água, sem abrigo adequado ou não procurar um médico veterinário em caso de doença do animal configura maus-tratos. Em caso de constatação de crime, a Polícia Civil recolhe, efetua boletim de ocorrência, nomeia curador e encaminha o animal a cuidados médicos, higiene e adoção.

Leia mais: Delegacia de Santa Cruz terá cartório especializados na investigação de crimes de maus-tratos contra os animais


Foto: Divulgação/1ª DP
Doações podem ser entregues na delegacia
Doações podem ser entregues na delegacia