compartilhe >>

Codepin inaugura Centro de Convivências na antiga Escola João Reis


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 28/09/2021 20:15
Atualizado 28/09/2021 20:16

Geral   PINHEIRAL

O Conselho de Desenvolvimento de Pinheiral (Codepin) realizou no domingo, dia 26, a inauguração do Centro de Convivências na antiga Escola João Reis. O local foi cedido pelo município ao Codepin para o uso da comunidade.

O presidente do Codepin, Rodrigo Rabuske, destaca que o espaço ficará aberto durante o dia para a comunidade utilizar a estrutura, que conta com uma pracinha para as crianças, uma academia ao ar livre, e também espaço para piqueniques. “É um espaço a ser utilizado pela comunidade como área de lazer”, cita Rodrigo Rabuske (PTB). Na inauguração do espaço estiveram presentes a família de João Reis, que doou a área para a instalação da antiga escola; o ex-vereador e fundador do Codepin, Ari Schwertz; o ex-vereador Mathias Bertram; Fabrício Steindorf, representante do subprefeito de Linha Santa Cruz, bem como a comunidade em geral.

Histórico

Em 2017, o governo anterior pretendia doar a área para a Guarda Municipal. Então, a comunidade realizou uma ampla mobilização a fim de que o prédio fosse destinado ao Codepin. Foi providenciado um abaixo-assinado com mais de 800 adesões, e realizada uma mateada na escola com mais de 100 participantes e, no dia da votação na Câmara de Vereadores, mais de 50 moradores acompanharam pessoalmente o recuo do governo da época quanto à iniciativa.

Após o episódio, o município anunciou a instalação de um sítio pedagógico. O prédio recebeu investimentos públicos e melhorias na sua estrutura, que conta com academia ao ar livre e playground. Mas o projeto não saiu do papel. Agora, em 2021, a atual gestão da prefeitura resolveu atender ao pedido da comunidade, destinando para o Codepin, que resolveu adequar a estrutura a um centro de convivências.

A ação é fruto de um trabalho conjunto, em parceria do Codepin, e da comunidade, que resultou na reversão da decisão de uso para outro fim. Em meados de 1970, o terreno foi doado pelo morador das proximidades, Benno Antônio Reis, para a construção de uma escola local que foi extinta em 2008.


Foto: Divulgação/Codepin
Local foi cedido pelo Município ao Conselho para o uso da comunidade
Local foi cedido pelo Município ao Conselho para o uso da comunidade