Feed de Negócios
compartilhe >>

Erni Thomas: referência na culinária típica santa-cruzense há três décadas


Publicado 28/09/2021 19:00
Atualizado 28/09/2021 19:46

Feed de Negócios   FEED DE NEGOCIOS

Não há quem não conheça ou, ao menos, tenha ouvido falar de Erni Thomas. Há mais de três decadas, ele é um dos responsáveis por evidenciar, através de sabores, a identidade do povo de Santa Cruz do Sul. Hoje, por ser uma das grandes referências, o Restaurante Thomas é um dos atrativos da semana de aniversário de município e leva ao público, o melhor da culinária típica santa-cruzense no almoço e no jantar.

Dos 58 anos de vida, 40 são dedicados à gastronomia. Apesar de ter iniciado muito jovem, tendo experiências como cortador de grama e entregador de jornal, foi aos 18 anos que surgiu uma das oportunidades mais importantes para Erni: trabalhar em um restaurante na grande Porto Alegre. De lá, após cinco anos de experiência, o santa-cruzense ativou em sociedade uma pizzaria e galeteria em Caxias do Sul. No entanto, após o fechamento do local, ele retornou à capital gaúcha para atuar em uma lancheria.

Já em 1991, Erni Thomas recebeu a proposta de retornar à terra natal e abrir o próprio negócio dentro do Clube Aliança. Desde então, o empresário vem se consolidando na região tanto pela boa comida e atendimento, quanto pela grandiosidade de eventos que assume, como é o caso da Oktoberfest. "Comecei minha participação na Oktobefest em 1996, com restaurante no Pavilhão Central. Como todos os anos era uma concorrência acirrada, em alguns fui para o lonão. Só nos anos de 97 e 99 que não participei da festa, por não ter ganhado a licitação", conta.

E desde dezembro de 2019, após 28 anos no Clube Aliança, o Restaurante Thomas viu a necessidade de migrar e agora está em novo endereço: na Rua 28 de setembro nº 90. Na babagem, uma trajetória de muitos eventos e sucesso por onde passa o que, para Erni, é reflexo do amor pelo que se faz. “Sempre digo que isso aqui é igual uma cachaça. Tem que gostar muito. Não adianta fazer algo que não gosta. E esses eventos como Oktober e Expoagro é muito bom de fazer”, destaca. Aos santa-cruzenses, o empresário - casado com Maristela Thomas e pai do Leonardo e da Letícia, ressalta o orgulho de ser filho desta terra. "Cada vez quero que cresça mais a nossa cidade, pois é um lugar muito bonito e repleto de alegria", considera.