compartilhe >>

Engenharia da Computação da Faculdade Dom Alberto realiza a I Semana Acadêmica


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 27/09/2021 11:41
Atualizado 27/09/2021 11:53

Conteúdo Patrocinado   CONTEÚDO PATROCINADO

O curso de Engenharia da Computação da Faculdade Dom Alberto promove, de 4 a 8 de outubro, a I Semana Acadêmica, que tem por objetivo proporcionar aos acadêmicos do curso momentos de práticas presencias e atualizações na área de tecnologias e palestras com temas voltados às tendências de mercado nas áreas de tecnologia e gestão.

A equipe de professores que organizou o evento também sistematizou momentos de atividades para a comunidade externa que tenha interesse em conhecer o curso de Engenharia da Computação.

A oficina de “Segurança da Informação: malwares e ataques externos”, será realizada no formato remoto, visando a integração dos alunos com a comunidade em geral, proporcionado uma imersão no universo computacional.  A oficina objetiva, também, disponibilizar conhecimento básico para que os participantes possam adquirir informações acerca da identificação das principais modalidades de softwares maliciosos e dos ataques externos aos seus dispositivos que possam causar danos aos equipamentos, bem como possível vulnerabilidade de informações pessoais. Assim, a oficina possibilitará que os usuários possam identificar possíveis tentativas de captura de dados e conhecimento de mecanismos e estratégias básicas para burlar tais investidas.

A oficina sobre a Linguagem SQL (Structured Query Language) apresentará aos estudantes a linguagem de SQL, voltada ao desenvolvimento de aplicações e à administração de bancos de dados. A construção deste conhecimento sobre a Linguagem SQL proporcionará ao participante a oportunidade de capacitação para atuar em segmentos da Tecnologia da Informação, direcionados à elaboração de soluções para diversos segmentos de mercado.

A oficina de Soldagem Eletrônica é uma introdução à utilização de soldagem em circuitos eletrônicos. O participante fará uso de ferro e solda, solda em fio (estanho), sugador de solda, dentre outras ferramentas, para soldar diversas placas. O objetivo é conhecer técnicas de soldagem eletrônica e identificar componentes eletrônicos e as principais ferramentas de soldagem.

Para corroborar com a relevância e a importância deste evento, o acadêmico do 4º semestre, Bruno F. Durigon, afirma que “o curso é muito vasto em seus conhecimentos, além disso, a área de tecnologia está se reinventando a cada dia, com inovações tecnológicas cada vez mais avançadas. A semana acadêmica contribuirá na construção de mais conhecimentos na minha formação”.  Para reforçar a significância do evento, a estudante Alana Staub, do 1º semestre, reitera que está motivada para participar das oficinas que serão realizadas na semana acadêmica, além disso, relata também a importância de conhecer diferentes profissionais da área por meio das palestras. “Com certeza, as oficinas e palestras irão somar muito na minha caminhada dentro da faculdade.”

Para a Coordenadora do Curso de Engenharia da Computação, professora Caroline Conrado Pereira, a I Semana Acadêmica do curso tem um papel muito importante na formação dos acadêmicos, pois as atividades que serão desenvolvidas possibilitam a construção de saberes articulados com a teoria e a prática frente às exigências do mercado de trabalho, o qual sempre é destaque nas discussões entre o grupo de estudantes e  professores, podendo se estender, a partir do evento, à comunidade como um todo, entendendo os novos cenários, bem como da prática profissional.

A coordenadora ressalta que a promoção de atividades voltadas para a prática profissional e inovação auxiliam na formação e qualificação dos futuros profissionais da área e, ainda, possibilitam a integração com o público externo.  A I Semana Acadêmica de Engenharia da Computação está aberta à comunidade de Santa Cruz do Sul.

As inscrições para a I Semana Acadêmica podem ser realizadas no site da faculdade: https://domalberto.edu.br/i-semana-academica-da-engenharia-da-computacao/, a partir de 22/09 a 01/10 (até às 12h).


Foto: Divulgação
Curso de Engenharia da Computação da Faculdade Dom Alberto realiza a  I Semana Acadêmica
Curso de Engenharia da Computação da Faculdade Dom Alberto realiza a I Semana Acadêmica