compartilhe >>

Após inconsistências, Prefeitura revisa dados sobre mortes pela Covid-19 em Santa Cruz


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 16/09/2021 17:53
Atualizado 16/09/2021 18:13

Covid-19   PANDEMIA

Nesta quinta-feira (16), Santa Cruz do Sul completa um mês e 10 dias sem registros de mortes por Covid-19. A última ocorrência notificada pela Prefeitura foi no dia 6 de agosto, totalizando 298 óbitos desde o início da pandemia de coronavírus. No levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, porém, os números indicam 333 mortes - 35 a mais, diferença já registrada nos balanços desde 2020. 

Em razão disso, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, há algumas semanas, estão revisando os dados em um trabalho em conjunto com a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde. Após rigorosa investigação, busca ativa e resgate das inconsistências, por meio da lista registrada no sistema de notificações de síndromes respiratórias agudas graves, foram incluídos:

- 8 óbitos de pacientes residentes em Santa Cruz do Sul e que estavam internados em hospitais de outros municípios: Porto Alegre (02), Cachoeira do Sul (01), Lajeado (01), Tramandaí (01), Santo  ngelo (01), Canoas (01) e Pelotas (01);
- Análise de 8 óbitos: nov/2020 (01), dez/2020 (01), março/21 (02) e abril/21 (04);
- Investigação de 10 óbitos ocorridos até abril de 2021, sendo cinco em domicílios e três em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Além de dois resgatados após avaliação laboratorial/clínica neste mesmo período.
- 8 óbitos no mês de julho que estavam aguardando finalização da investigação. Muitos dos diagnósticos são por exames de imagem como tomografias, e requerem uma minuciosa análise e interpretação clínica.

Diante das justificativas acima, o total de óbitos no Município em decorrência da doença passa a ser de 332. Um registro ainda está sendo investigado pela Secretaria. Entretanto, a última morte na cidade continua sendo a do dia 6 de agosto. Em nota divulgada na tarde desta quinta-feira (16), a atual gestão da Secretaria Municipal da Saúde disse reforçar o seu comprometimento com a transparência e com um rigoroso controle e investigação das informações, razão pela qual optou sempre pela prudência ao divulgar os óbitos. "Transparência esta que recebeu recentemente o reconhecimento do Tribunal de Contas do RS em relação à campanha de vacinação contra a Covid-19, sendo Santa Cruz do Sul um dos dez municípios no Estado que apresentou desempenho exemplar no assunto, atendendo em 100% a todos os critérios analisados pelo órgão de fiscalização", disse.


Foto: Arquivo/Portal Arauto
Um registro ainda está sendo investigado pela Secretaria
Um registro ainda está sendo investigado pela Secretaria