"Quase todas as tubulações estavam entupidas", diz vice-prefeito sobre rótula do 2001


Por: Portal Arauto
Publicado 14/09/2021 15:14
Atualizado 14/09/2021 17:06

Geral   SANTA CRUZ

A obra para solucionar os alagamentos na Rótula do 2001 devem iniciar entre esta terça e quarta-feira (15). A Prefeitura de Santa Cruz do Sul já trabalha há alguns dias no local, com a limpeza de bueiros e análise do problema. A expectativa é iniciar as intervenções assim que a organização do trânsito for programada. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Orçamento, Elstor Desbessel, a obra será realizada de forma que o fluxo de veículos - que é intenso no local - não seja totalmente prejudicado.

Depois de realizarem a limpeza de bocas-de-lobos, quando encontraram diversos entulhos e folhas, o foco agora será na substituição da canalização. "Encontramos tubulação de 50mm trazendo água para uma captação de dois canos de 30mm. Ela não aguenta essa vazão. Então vamos colocar mais uma canalização com vazão de 60mm para tentar resolver de fato. Estamos resolvendo isso da melhor forma possível e só vamos parar quando realmente tivermos concluído esse trabalho. E isso é importante porque assim como a comunidade não está satisfeita, a administração também não. Percebemos que a água ao invés de ir para a sanga preta, atravessando o canteiro, ela vai para o canteiro e segue a Oscar Jost e só lá na São José que ela entra na sanga preta", comenta. 

O objetivo é concluir o quanto antes as intervenções, pois a situação preocupa. Segundo Desbessel, as equipes pretendem resolver o caso até o próximo fim de semana. "Estamos cada vez mais perplexos, porque o problema do alagamento da rótula, no final das contas, é muito maior do que imaginávamos. Encontramos muitas folhas, muito lixo e quase todas as tubulações estavam entupidas. Também encontramos um poste da rede elétrica obstruindo uma canalização. Estamos fazendo intervenções em todo o entorno da rótula e dentro do parque para tentar resolver. É um trabalho muito forte da Secretaria de Obras, comandada pelo secretário Edmar Hermany", ressalta.

Com esse serviço, a intenção também é iniciar o processo de mapeamento da tubulação do município, a fim de que o registro facilite os próximos trabalhos dessa e das futuras administrações. 

Leia mais: 

Obra para solucionar alagamentos da rótula do 2001 inicia na próxima semana

Helena Hermany determina início de obra para acabar com alagamentos na rótula do 2001


Foto: Guilherme Bica/Portal Arauto
Elstor Desbessel conferiu os trabalhos nesta terça-feira
Elstor Desbessel conferiu os trabalhos nesta terça-feira