compartilhe >>

Região inicia aplicação da terceira dose contra a Covid-19


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 14/09/2021 09:00
Atualizado 14/09/2021 09:07

Geral   IMUNIZAÇÃO

A orientação veio do Ministério da Saúde e Vera Cruz começa hoje a aplicação das terceiras doses da vacina contra a Covid-19. Após discussão em torno do tema, a decisão sobre a nova aplicação leva em consideração diversas pesquisas e tem por objetivo melhorar a imunização da população contra a doença.

A terceira dose, independente da vacina recebida anteriormente, será feita com a vacina da Comirnaty, produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer. Por orientação do Ministério da Saúde, a aplicação de qualquer dose da vacina contra a Covid-19 precisa ter, no mínimo, 15 dias de intervalo de qualquer outra vacina realizada.

Em Vera Cruz recebem, inicialmente, a terceira dose os idosos de 70 anos ou mais. Para a nova imunização é necessário ter realizado, segundo a Secretaria de Saúde, a segunda dose ou única há pelo menos seis meses.

As doses serão aplicadas no Espaço Mamãe Criança e nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Arco-Íris, Progresso e Linha Henrique D’Ávila, das 7h45min às 11h15min e das 12h30min às 16h.
Para se vacinar é preciso apresentar a caderneta de vacinação, documento de identificação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A Prefeitura  de Vera Cruz também pede a quem conseguir, a doação de alimentos não perecíveis que serão repassados a crianças carentes do Município.

De acordo com a secretária da Saúde de Vera Cruz, Clair Tornquist, um cronograma para aplicação da terceira dose está sendo criado no município. “Iremos iniciar a aplicação pelos idosos com 70 anos ou mais, que já podem procurar os pontos de vacinação do município. Também iremos trabalhar nas quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) que existem em nosso Município. Já estamos levantando os dados necessários para que as equipes se dirijam até essas casas de saúde para atuação. Pretendemos, até quinta-feira, estar iniciando vacinação nas ILPIs”, explica.

O coordenador do Setor de Imunizações da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, enfermeiro Róger Rodrigues Peres, confirmou que no Município a aplicação da terceira dose já ocorre em moradores de ILPIs com 60 anos ou mais. Segundo ele, para aplicação no restante da população, Santa Cruz aguarda a chegada de um novo lote de vacinas.


Foto: Arquivo/Jornal Arauto
Inicialmente, aplicação da vacina da Pfizer ocorre nos idosos moradores de ILPIs ou que tenham 70 anos ou mais
Inicialmente, aplicação da vacina da Pfizer ocorre nos idosos moradores de ILPIs ou que tenham 70 anos ou mais