compartilhe >>

Confiança e comprometimento marcam a trajetória de Roque Dick


Publicado 11/09/2021 19:00

Geral   FEED DE NEGÓCIOS

Com uma trajetória ampla no segmento imobiliário, Roque Dick, proprietário da Imobel, segue realizando o trabalho prezando pelo comprometimento e confiança há quase 50 anos. Antes de se tornar um dos empresários mais conceituados e conhecidos de Santa Cruz, Dick teve uma história marcada por muita dedicação e suor. 

O homem sonhador e apaixonado pelo que faz iniciou os estudos no interior de Santa Cruz, em Linha Nova, mas também permaneceu durante dois anos em um seminário em Arroio do Meio, concluindo, depois, o primeiro e segundo graus na Escola Ernesto Alves de Oliveira. A passagem pelo seminário, conforme ele, estabelece uma base moral, ética e repleta de princípios que ele carrega consigo profissionalmente até hoje. 

Ele conta que antes de ingressar no seminário trabalhou na agricultura e participava de clubes de jovens rurais existentes até 20 anos atrás que também tinham como base quatro princípios: saber, sentir, saúde e servir. Essa participação fez com que logo cedo ele se identificasse com o perfil de liderança: "Era um movimento mundial que procurava dar o desenvolvimento do jovem rural com a formação de lideranças no meio rural".

O empresário, desde sempre foi muito envolvido em diversas iniciativas. Investiu na agricultura, mas também apostou no trabalho como jardineiro, trabalhou em um posto de combustíveis e, aos 16 anos, se candidatou a ser professor na escola em Linha Nova. 

Foi com esse perfil de liderança e vontade de fazer a diferença que ele se tornou empresário, construindo a primeira imobiliária organizada em Santa Cruz. O empreendimento iniciou em uma estrutura da Rua Marecha Floriano, com um serviço totalmente manual. Após isso, a empresa foi realocada para um espaço na Rua Ramiro Barcelos, em seguida para Júlio de Castilhos, no shopping e atualmente se encontra na Rua Marechal Floriano novamente. 

Dick explica que o processo de expansão foi natural, sendo que o mais gratificante é perceber que os clientes de fato confiam e acreditam no trabalho da Imobel: "Nós nunca fomos atrás de um cliente. Ele sempre veio ao nosso encontro devido à confiança".

A Imobel cresce e atualmente conta com 100 funcionários. Conforme o empresário, além de prezar pela confiança e qualidade no atendimento, a imobiliária trabalha com aluguel, administração de imóveis, manutenção de prédios, loteamentos e construções. Mesmo com uma trajetória longa no ramo, Dick ainda tem sonhos. Para ele, ainda é preciso construir uma nova cidade sustentável com preservação da natureza, onde as pessoas realmente vivem com qualidade de vida.  

FUNDOS DE INVESTIMENTOS 

Vale destacar que muito além de apostar no segmento imobiliário, Dick exerceu outro trabalho importante. Durante a trajetória profissional, ele, junto a outros profissionais, ajudou a elaborar uma lei aprovada no Congresso Nacional que permitia a criação de fundos de investimento imobiliário de pequeno porte. "O fundo serve para que as pessoas, em vez de aplicarem ações, apliquem em imóveis através de cotas. Então nós, em Santa Cruz do Sul, criamos o primeiro fundo de investimento imobiliário do Brasil e começamos a operar dentro da lei. Só que como no Brasil muita coisa funciona através de outros meios, os bancos conseguiram pressionar o Governo para que os fundos fossem exclusividade de administração de banco. Quem já tinha fundos, tinha que se adaptar a isso. A partir desse momento tive que liquidar o fundo expontaneamente e transformar os imóveis em dinheiro e isso levou um tempo", explica. 

 


Foto: Maiquel Thessing/ Grupo Arauto de Comunicação
Desde a infância tendo perfil de liderança, empresário conta um pouco sobre a própria história de sucesso
Desde a infância tendo perfil de liderança, empresário conta um pouco sobre a própria história de sucesso