compartilhe >>

Pela quarta semana consecutiva, Estado não emite novos Avisos e Alertas


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 09/09/2021 15:37
Atualizado 09/09/2021 16:58

Geral   PANDEMIA

Pela quarta semana consecutiva, o governo do Estado decidiu pela manutenção do atual quadro do Sistema 3As, sem emissão de Avisos ou Alertas. A divulgação foi feita após reunião do Gabinete de Crise, na manhã desta quinta-feira (9), com base no monitoramento de indicadores e recomendações feitos pelo GT Saúde.

Entre os principais dados considerados positivos, está a queda no número de internados suspeitos ou confirmados com Covid-19 em leitos clínicos e de UTI. Até o início da manhã desta quinta (9), eram 674 internados em leitos clínicos no Estado – o menor número desde 12 de junho de 2020 – e 567 pacientes confirmados ou com suspeita da Covid em leitos de UTI – menor desde 1º de julho do ano passado. “São ótimas notícias. Não termos Alertas e Avisos, estarmos registrando toda semana redução em internações por Covid e, ainda, estarmos com quase 90% da população vacinável já com pelo menos uma dose. Claro que precisamos manter os cuidados e seguir monitorando de perto e diariamente todos os indicadores”, destacou o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que coordenou o Gabinete de Crise nesta quinta (9).

O economista Bruno Paim, do Departamento de Economia e Estatística (DEE), apresentou o relatório dos indicadores de mobilidade do RS durante a pandemia de Covid-19, com dados atualizados até 31 de agosto de 2021. O levantamento mostra que em agosto houve aumento na mobilidade no Rio Grande do Sul, seguindo uma tendência já observada nos meses anteriores.

O tempo médio de permanência em locais de residência foi 5,9% acima do período base, considerando uma semana padronizada. Esse valor está próximo do mês de fevereiro (5,8%), que foi o mais baixo desde o início da pandemia.

Em quatro categorias, o número de visitantes atingiu, durante o mês de agosto, os patamares mais elevados da série: mercados e farmácias, varejo e lazer, estações de transporte público e locais de trabalho. Em todas elas, o período de maior movimento foi próximo ao Dia dos Pais, comemorado em 8/8. A categoria parques, que também inclui praças e praias, ficou estável, com um número de visitantes muito próximo ao mês de julho.


Foto: Itamar Aguiar/Divulgação/Governo do Estado RS
Pela quarta semana consecutiva, Estado não emite novos Avisos e Alertas
Pela quarta semana consecutiva, Estado não emite novos Avisos e Alertas