Região é exemplo de cooperativismo


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 07/09/2021 08:00

Geral   AGRICULTURA FAMILIAR

Cooperar é mais do que simplesmente reunir pessoas em grupos alinhados na busca por um único objetivo. Cooperar é também servir de exemplo para outras organizações com objetivos semelhantes. Pensando nisso e com auxílio da Emater, um grupo de agricultores familiares de Pouso Novo, São José do Herval e Fontoura Xavier, no Vale do Taquari, visitou, na última semana, propriedades e cooperativas em Santa Cruz do Sul e Vera Cruz. A primeira parada foi na Cooperativa Regional de Alimentos Santa Cruz (Coopersanta), depois o grupo rumou até a localidade de Entrada Dona Josefa, onde visitou uma propriedade.

 De acordo com a presidente da Cooperativa Agrícola Mista Alto da Serra (Coagrissera), Marina Zambiazzi, a visita serve também como instrumento de motivação para os cooperados. “A troca de experiências hoje em dia é muito relevante. Nada melhor do que seguir os exemplos que já deram certo a fim de ter um rumo a ser seguido e, mais do que isso, saber se estamos na direção certa. Iniciamos algo novo, por isso viemos buscar experiências e modelos. Como organizar os produtores, a busca de novos mercados, são algumas das dúvidas que temos. Isso aqui também motiva os sócios e mostra que a cooperativa tem potencial e pode se desenvolver, pois as propriedades de lá são semelhantes as daqui”, explica.

A comitiva foi acompanhada por secretários municipais e pelo prefeito de Pouso Novo, Moacir Severgnini. Segundo ele, o cooperativismo é uma das alternativas para manter os agricultores no campo. “Para nós é uma satisfação muito grande estar aqui. Estamos entendendo o que tem dado certo e os erros cometidos, até porque isso é fundamental para que tenhamos um bom desempenho dos nossos agricultores. Somos um município pequeno e temos problemas relacionados ao êxodo rural. Nossa ideia é que fortifiquemos o trabalho no campo por meio do cooperativismo para evitar que os agricultores deixem o campo”, diz.

Os agricultores foram recebidos por servidores da Emater, agricultores, secretários municipais e pelo prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, que elogiou a iniciativa. “É um orgulho para nós recebermos grupos de outras cidades. Procuramos realizar um trabalho integrado com o setor primário. Além de mostrar a nossa realidade, com isso também ficamos sabendo o que deu certo em outros locais e que por ventura podemos reaplicar aqui”, comenta.


Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto
Comitiva de agricultores do Vale do Taquari visitou propriedades e cooperativas na região na última sexta-feira
Comitiva de agricultores do Vale do Taquari visitou propriedades e cooperativas na região na última sexta-feira