Prefeitura chega nas localidades


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 04/09/2021 15:00

Geral   NOVIDADE

Na noite da última quarta-feira, dia 1º de setembro, Vera Cruz deu um importante passo para garantir mais transparência e participação da comunidade nas decisões  municipais. Na Comunidade Luterana de Ferraz ocorreu a 1ª edição do Participa Vera Cruz, um projeto que visa proporcionar para as localidades do interior e bairros a possibilidade de levantarem demandas para a Administração Municipal.

No encontro, a comunidade começou a se fazer presente perto das 19 horas, e após 10 minutos de tolerância, foi formada uma roda de debate. Inicialmente, o prefeito Gilson Becker  e o vice Claudério Ferreira agradeceram a presença da comunidade, secretários, vereadores e demais servidores públicos por estarem envolvidos no evento. “É uma satisfação ter essa comunidade aqui reunida. Eu tenho certeza que todos aqui querem contribuir e fico muito feliz em ver que os aqui presentes querem uma Vera Cruz melhor. Esse evento é mais uma maneira da comunidade poder participar e trazer sugestões para um município mais forte”, destacou o vice-prefeito.

Ações realizadas

Após uma breve introdução do evento realizada pelos chefes do executivo, foi a vez dos secretários divulgarem para a comunidade suas contribuições nestes oito meses de governo. Entre as demandas apresentadas pelos chefes do secretariado municipal, os primeiros a se manifestarem foram os representando das secretarias de Obras e Agricultura. Ambos destacaram a instalação de três reservatórios com capacidade para 25.000 litros cada na região de Ferraz. 

Na área de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer se enfatizou a inclusão da localidade  na rota ciclo turística, que irá beneficiar comerciantes da localidade. Na educação, foram citados investimentos em tecnologia nas escolas da localidade e ainda a aquisição de um ônibus acessível para auxiliar alunos deficientes. 

Na área de Desenvolvimento Social foram destacados os programas de assistência para pessoas com baixa renda e ainda reforçados os trabalhos nas enchentes do início do ano. Em relação à área da Saúde, se pontuou os investimentos no Hospital Vera Cruz e a mudança no atendimento na UBS de Ferraz. Por fim, o setor de Finanças salientou a atração de investimentos, possibilitando que Vera Cruz tivesse um dos maiores crescimentos percentuais de retorno de ICMS.

Conforme o prefeito Gilson Becker, a definição dos locais será sempre realizada semanalmente. Dessa forma, na próxima quarta-feira, dia 8, será a vez da comunidade de Linha Henrique D’Ávila ser ouvida no ginásio do Juventude.

Moradores aproveitaram a noite para exercer cidadania

Além de ouvir, os moradores de Ferraz puderam exercer o seu direito de cidadão, dando sugestões e tirando dúvidas. 

Entre os pontos levantados, se questionou a falta de sinal da Vivo na localidade, além de se levar para deputados estaduais a questão do PPCI, que se torna muito oneroso para as comunidades da localidade, tendo em vista o alto investimento realizado para garantir que os salões possam receber eventos. 

Ex-presidente da Sociedade Cultural e Esportiva Ferraz, Derli Blank sugeriu que sejam incluídos no Programa Protetor das Águas os proprietários de terras da localidade que têm suas  fontes utilizadas para abastecimento dos reservatórios na localidade, tendo em vista que estes preservaram as suas fontes. Ainda, os vereadores da localidade, Mártin Nyland e Ludwig Conrad agradeceram pela iniciativa do Município.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Comunidade de Ferraz foi a primeira a ser beneficiada com a nova iniciativa
Comunidade de Ferraz foi a primeira a ser beneficiada com a nova iniciativa