compartilhe >>

Santa Cruz aumenta participação do ICMS em 4,98% em rateio prévio divulgado pela Receita Estadual


Fonte: Assessoria de Imprensa e Portal Arauto
Publicado 03/09/2021 06:41
Atualizado 03/09/2021 07:23

Geral   ECONOMIA

A Receita Estadual divulgou nesta quinta-feira (2) os índices provisórios de participação de cada município gaúcho no rateio da arrecadação do ICMS para o exercício de 2022. Conforme determina a Constituição Federal, 25% de toda a arrecadação dos estados com o tributo, após as devidas destinações constitucionais, pertence aos municípios. Conforme o documento, Santa Cruz do Sul teve variação positiva de 4,98% e aparece na 9ª colocação como município com a maior economia. 

Da região do Vale do Rio Pardo, Venâncio Aires aparece entre as maiores variações positivas, com 14,12%. Já Vera Cruz, teve variação negativa superior a 10%.

O Índice de Participação dos Municípios (IPM) é o indicador utilizado para a distribuição destes recursos no Estado, determinando a quota-parte de cada uma das 497 cidades gaúchas sobre as receitas do ICMS. Os números constam na Portaria Nº 59/21, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira. 

A estimativa, segundo o fisco, é que sejam repassados cerca de R$ 8 bilhões às prefeituras ao longo do próximo ano. Os recursos do ICMS representam, em média, 20% do total das receitas dos municípios gaúchos, tornando a apuração do IPM essencial para o planejamento orçamentário das cidades.

A partir da publicação do IPM Provisório, inicia o prazo de 30 dias para que os municípios apresentem eventuais contestações e impugnações aos dados. Com isso, os recursos serão julgados e culminarão com a posterior publicação dos percentuais definitivos.  

Critérios considerados no IPM

A apuração do IPM para os repasses das receitas previstas para o ano seguinte é realizada anualmente pela Receita Estadual, por meio da Divisão de Relacionamento com Cidadãos e Municípios (DRCM), e leva em consideração uma série de critérios definidos em lei e seus respectivos resultados ao longo dos anos anteriores. O fator de maior peso é a variação média do Valor Adicionado Fiscal (VAF), que responde por 75% da composição do índice. O VAF é calculado pela diferença entre as saídas (vendas) e as entradas (compras) de mercadorias e serviços em todas as empresas localizadas no município. Outras variáveis e seus pesos correspondentes são: população, 7%; área, 7%; número de propriedades rurais, 5%; produtividade primária, 3,5%; inverso do valor adicionado per capita, 2%; e pontuação no Programa de Integração Tributária (PIT), 0,5%.

Desempenho das 20 maiores economias do Estado

Entre as 20 maiores economias do Estado, conforme o critério de Valor Adicionado Fiscal, 12 registraram crescimento e oito apresentaram queda na comparação do IPM Provisório 2022 com o IPM Definitivo 2021. As maiores variações positivas são de Carlos Barbosa (+28,63%) e Guaíba (+10,80%), enquanto as maiores reduções foram verificadas em Canoas (-11,69%) e Porto Alegre (-7,41%).

Maiores crescimentos e maiores quedas

O município de Candiota lidera a variação mais positiva na comparação do IPM Provisório de 2022 com o IPM definitivo de 2021, com crescimento de 36,71% de um exercício para o outro. A variação mais negativa, por sua vez, foi de São José do Norte, com uma queda de 50,89%. Ao todo, dos 497 municípios do Estado, 315 apresentaram crescimento e 182 registraram diminuição em seus índices.

(A lista completa de municípios pode ser acessada pelo PDF anexado na matéria)


Foto: Jotaproduções
Santa Cruz do Sul teve variação positiva de 4,98%
Santa Cruz do Sul teve variação positiva de 4,98%

Santa Cruz aumenta participação do ICMS em 4,98% em rateio prévio divulgado pela Receita Estadual


Santa Cruz aumenta participação do ICMS em 4,98% em rateio prévio divulgado pela Receita Estadual


Santa Cruz aumenta participação do ICMS em 4,98% em rateio prévio divulgado pela Receita Estadual