compartilhe >>

Associação alvo de operação em Rio Pardo volta a ficar na mira da Polícia Federal


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 31/08/2021 09:53
Atualizado 31/08/2021 10:33

Polícia   OPERAÇÃO TOMENTELLA

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagram, nesta terça-feira (31/08), a Operação Tomentella, de combate a desvios de recursos públicos da área da saúde. Policiais federais e servidores da CGU cumprem dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Taquara, Pelotas e Santa Vitória do Palmar.

A investigação teve início no final do ano de 2018 e apura a contratação pelo município de Taquara de associação civil que administrou o Hospital Bom Jesus durante os anos de 2016 a 2017. 

Os recursos públicos federais repassados no período à associação civil foram de, aproximadamente, 16 milhões de reais, além de verbas estaduais e municipais. A investigação aponta que o grupo teria utilizado parte desses valores para pagar despesas não autorizadas em proveito próprio e em favor de outras empresas a título de taxa de administração e consultoria. 

Os crimes investigados na Operação Tomentella são apropriação ou desvio de bens ou rendas públicas, dispensa ou inexigência irregulares de licitação, organização criminosa, peculato, corrupção passiva e corrupção ativa.

Tomentella é um gênero de fungo que ataca a saúde de taquarais e bambuzais, causando a morte dessas espécies. A mesma associação foi investigada na Operação Camilo, deflagrada em 2020 pela Polícia Federal.


Foto: Divulgação
Policiais federais e servidores da CGU cumprem dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Taquara, Pelotas e Santa Vitória do Palmar
Policiais federais e servidores da CGU cumprem dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Taquara, Pelotas e Santa Vitória do Palmar