compartilhe >>

Ele busca superar os limites


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 01/09/2021 19:00

Geral Esportes   EM VERA CRUZ

Com grande parte de sua vida dedicada ao esporte, o atleta ultramaratonista de corridas e águas abertas, Cristiano Linhares Fernandes, de 43 anos, há cerca de três meses encontrou em Vera Cruz o lugar para um novo recomeço. Natural de Cachoeira do Sul, Linhares havia se aposentado das competições esportivas em 2015. No entanto, o amor pelo esporte lhe fez repensar a decisão, fazendo com que um novo objetivo pessoal fosse estabelecido em sua vida: o  Projeto Ultra Cristiano Linhares 2020,  que consiste em participar de desafios pessoais e competições de ultramaratonas de corrida e natação, unindo o esporte com a natureza em disputas de superação pessoal.

Histórico vencedor

A relação de Linhares com o esporte iniciou aos 15 anos, quando atuou como goleiro em competições de Cachoeira do Sul. Entretanto, quis o destino que o futebol ficasse para trás e o foco se tornasse o atletismo. “No atletismo dos jogos escolares, iniciei a minha longa história no esporte. Comecei correndo em uma categoria acima da minha, com atletas mais velhos. Assim, veio a minha primeira medalha nos 3.000 metros de pista”, ressalta Linhares, que foi atleta das Forças Armadas do Exército Brasileiro da 3ª e 6ª Divisão de Exercito de 1996 até 2004, conquistando títulos como de atleta mais laureado e recordista em diferentes modalidades. 

Ainda, integrou a equipe de atletismo da Unisc por muitos anos, com índice B para o Troféu Brasil de Atletismo. Já como atleta praticante de artes marciais, foi faixa preta 1º Dan de Karatê Shotokan entre os anos de 2003 até 2015, tendo sido várias vezes campeão regional, medalhista estadual e internacional. Ao todo, somando todas as modalidades, Linhares afirma ter conquistado mais de 600 premiações em medalhas e troféus.  

Novo desafio

Tendo se aposentado das competições de corrida de rua em 2013 e das competições de lutas de artes marciais em 2015, Linhares conta que não conseguia render mais como atleta profissional em razão da falta de apoio para se manter no esporte e as seguidas lesões que o fizeram se aposentar. Assim, os anos seguintes fizeram com que o atleta enfrentasse alguns problemas. “Me aposentei quando pesava 70 quilos. No entanto,  ao chegar na marca de 98 quilos por três anos seguidos, com o colesterol alto e autoestima baixa, decidi voltar a praticar esportes de corrida e natação, foi  quando criei o ‘Projeto Ultra Cristiano Linhares 2020’”, frisa o atleta. 

Próxima competição

Nos dias 18 e 19 de setembro, Linhares irá participar da 1ª Ultramaratona Salto do Rio Pardinho 105km, em um percurso de quase 3km de altimetria acumulada de subidas nos municípios de Santa Cruz e Sinimbu. Segundo o atleta, a participação nessa competição será importante pois irá possibilitar uma avaliação do deu desempenho. “Na minha categoria vou competir com atletas muito qualificados, então pretendo fazer uma boa prova em meio a esses atletas”, destaca.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Linhares vem se preparando para participar de competição no mês de setembro
Linhares vem se preparando para participar de competição no mês de setembro