compartilhe >>

Princesa da 36ª Oktober e Rainha dos Gamers de Caminhões: conheça a profissão de Renata Müller


Publicado 02/09/2021 19:57
Atualizado 03/09/2021 08:36

Geral   UM REINO DIFERENTE

Aqui, na Terra da Oktoberfest, ela é uma princesa. Transmitiu todo amor pela cultura germânica, conquistou público, jurados e foi eleita soberana da 36ª Festa da Alegria. Mas é no universo dos gamers que a princesa vira rainha. Isso porque, desde novembro do ano passado, Renata Maria Müller decidiu compartilhar o amor de infância pelos jogos com pessoas de todos os cantos do mundo e, hoje, é uma streamer – criadora de vídeos de jogos – reconhecida pelas lives semanais de Euro Truck.  

Tudo começou muito cedo. Dos jogos de cartas e tabuleiros, a jovem foi evoluindo para o ambiente digital. Jogava, por exemplo, o Super Mário e outros que rodavam – instalados ou em CD’s – nos computadores da época. “Depois, na adolescência, sempre me reunia com meus amigos para jogar FIFA ou PES no PlayStation. E quando adquiri meu notebook, ficava horas construindo casas no The Sims, e parques de diversão no RollerCoaster. Com o passar do tempo, também jogava jogos mobiles, de celular, e outros pelo computador”, conta Renatinha, como é conhecida nas redes.

Mesmo nutrindo a paixão pelos jogos, a jovem de 26 anos não visualizava no “hobbie” uma profissão. Mas como tudo na vida dela envolve a palavra amor, ela descobriu que a criação de vídeos de jogos poderia sim ser um trabalho rentável. “Passei a entender mais sobre o universo das lives de jogos quando conheci o Lucas, hoje meu noivo, já que ele tinha nelas uma fonte de renda extra. Um dia, rolando o feed do meu Facebook, apareceu a live dele. Entrei pra ver o que era e, com o passar dos meses, me envolvi cada vez mais. Realizei inclusive algumas lives na página dele até que, por incentivo do Lucas e de algumas seguidoras que me assistiam, criei a minha", relembra.

No início, Renata – que é formada em psicologia – via as lives como uma forma de “ocupar a mente”, já que estava desempregada em meio à pandemia. “Não pensava muito no dinheiro, até porque, não é logo que começa a rentabilizar e tem todo um protocolo na plataforma. Mas as coisas foram acontecendo e hoje não me vejo mais longe disso”, afirma. E entre as 2h a 4h de live que produz semanalmente, ela pode não só fazer o que gosta, mas também sentir o carinho das pessoas. "O jogo é sensacional porque tem várias alternativas de mapas brasileiros e estrangeiros, de carrocerias, de reboques/cargas, além de um gráfico super realista. Toda semana, tiro um dia inteiro pra mexer com o jogo, atualizar os perfis e a página. Poucos conhecem e alguns dizem que não é um trabalho, mas é. Sem falar do público que conquistei. Sou muito grata e feliz por tudo isso. Estar ali todos os dias conversando e rindo, é maravilhoso. Amo cada um que interage comigo", destaca.

É coisa de mulher, sim! 

Se a profissão de streamer já é pouco conhecida, o fato de ser uma mulher que trabalha com jogos virtuais também surpreende. Mas nada disso abala Renata. Muito pelo contrário: se torna combustível para que ela cresça cada vez mais. No entanto, a dica de ouro da princesa é: ter o emocional em dia para lidar, não só com os erros da plataforma e do jogo em si, mas também com as críticas, assédio e machismo. "No começo eu respondia, já chorei muito em lives com certos comentários. Mas hoje faço diferente. O Facebook conta com uma opção de moderador, que é um cargo que dou a pessoas de minha confiança pra controlar o chat. Então, quando surge alguém com comentários desnecessários, eles dão 'ban'. Isso faz com que aquela pessoa não consiga mais interagir com a live e com a página", explica.

E assim como ela topou viver a adrenalina dos jogos e de um concurso, Renata é um exemplo e busca ser um incentivo a todas as mulheres que desejam trilhar esse caminho. "Meninas que queiram entrar pro mundo gamer, se arrisquem, tentem. Hoje temos muitas de nós nesse meio e estamos crescendo cada vez mais. É um universo maravilhoso e surpreendente. Nos traz experiências lindas e pessoas incríveis. E o mais importante: saibam que vocês não estarão sozinhas", completa.


Foto: Milena Bender/Portal Arauto
Jovem de 26 anos atua como criadora de vídeos de jogos em um espaço de casa
Jovem de 26 anos atua como criadora de vídeos de jogos em um espaço de casa

Foto: Reprodução/Facebook
Lives de Euro Truck ocorrem semanalmente de 2h a 4h na página de Renatinha no Facebook
Lives de Euro Truck ocorrem semanalmente de 2h a 4h na página de Renatinha no Facebook