compartilhe >>

Sicredi Vale do Rio Pardo inaugura usina fotovoltaica própria


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 27/08/2021 16:31
Atualizado 27/08/2021 16:34

Geral   ECONOMIA

A Sicredi Vale do Rio Pardo investiu em uma usina fotovoltaica própria, que vai gerar 100% de energia limpa e renovável para a nova sede administrativa e para as 15 agências da Cooperativa. O investimento, na ordem de R$ 2,5 milhões, também contemplou um terreno de 3 hectares, estrategicamente localizado. A inauguração aconteceu na manhã desta sexta-feira (27), junto ao complexo de geração fotovoltaica, localizado no Corredor Sul América, 1055, na localidade de Linha Tamanco, em Rio Pardo, às margens da rodovia BR 471. “É uma obra muito importante, que vai ao encontro do incentivo ao investimento na geração de energia fotovoltaica dentro da nossa cooperativa”, destacou o presidente da instituição, Heitor Álvaro Petry.

O presidente enfatizou que, além da contribuição ambiental, com o fomento à energia limpa e renovável, a Sicredi Vale do Rio Pardo gera importante impacto na economia local ao agregar renda ao associado, geração de postos de trabalho, novos empreendimentos, tributos, entre outros benefícios. A Cooperativa financiou até agora mais de 1.500 usinas nos nove municípios de sua base de atuação, sendo quase R$ 100 milhões em financiamentos de equipamentos de energia fotovoltaica. “A nossa cooperativa vem incentivando a geração de energia fotovoltaica desde 2017, o que a tornou pioneira no desenvolvimento de uma linha de crédito voltada ao financiamento de usinas solares na região. E com a usina própria também somos pioneiros entre as mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi”, salientou Petry.

O complexo de geração fotovoltaica é composto por 1.238 módulos e uma potência instalada de 544,720 kWp. Para a viabilização do empreendimento, a Sicredi Vale do Rio Pardo realizou um estudo para a implantação. O projeto de instalação dos painéis solares ficou a cargo da Solled Energia, de Santa Cruz do Sul. “Além de proporcionar retorno financeiro, a usina é uma tendência de sustentabilidade, de inovação, ao utilizar um recurso natural como fonte de energia”, ressaltou o presidente. Com a usina solar, inédita dentro da área de atuação da Cooperativa quando se refere ao porte, deixa-se de emitir, em média, mais de 75 toneladas de CO² por ano no meio ambiente.

O evento de inauguração contou com a presença de lideranças da cooperativa, como diretores e conselheiros, além do prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum, do deputado federal Heitor Schuh e da diretora da Solled Energia e coordenadora estadual da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSolar), Mara Schwengber.

Vale Verde

Heitor Petry explicou que a usina solar gera energia suficiente para as unidades da Sicredi Vale do Rio Pardo, com exceção de Vale Verde, que tem sua própria microgeração de energia fotovoltaica, com 37 painéis e capacidade de gerar 16,28kWp de potência instalada, visto ser a única agência vinculada a outra companhia distribuidora. “Desta forma, afirmamos que a Cooperativa terá 100% das suas unidades com energia limpa, pois os dois investimentos irão suprir toda a demanda de energia elétrica”, frisou o presidente.


Foto: Francisco Frantz/Divulgação/Sicredi VRP
Complexo vai gerar energia limpa para a nova sede administrativa e para as 15 agências da Cooperativa
Complexo vai gerar energia limpa para a nova sede administrativa e para as 15 agências da Cooperativa