compartilhe >>

Busca ativa por pessoas que ainda não se vacinaram já surte efeitos em Santa Cruz


Publicado 30/08/2021 20:00

Covid-19   IMUNIZAÇÃO

Com o intuito de entender por que algumas pessoas não estão buscando fazer as vacinas contra a Covid-19 e, assim, incentivá-las, a Prefeitura de Santa Cruz tem apostado desde o último fim de semana na busca ativa. O objetivo é vacinar o maior número de pessoas, buscando, ao mesmo tempo, orientá-las sobre a importância da vacinação.

A secretária da Saúde, Daniela Dumke, avaliou como positivo o processo de vacinação no município e destacou que Santa Cruz tem conseguido atingir a maioria das pessoas em relação à cobertura vacinal. "Algumas não têm procurado a vacina, seja por motivos pessoais ou outras questões, então por isso fazemos as buscas ativas com as agentes comunitárias de saúde para entender o porquê dessas pessoas não estarem fazendo as vacinas", comenta. 

Segundo ela, a procura pelas doses tem sido positiva, mas melhorar sempre é preciso. "Também estamos fazendo a vacinação em alguns horários diferenciados para atingir o público que tem um horário diferente de trabalho", conta.

Sobre a busca ativa 

A busca ativa é realizada em Santa Cruz desde o sábado, dia 21. Durante essas buscas, são coletados dados e feitas orientações sobre a imunização já que ainda existem pessoas com receio de se vacinar.

Apesar de quase duas mil pessoas estarem com a segunda dose em atraso no município, esse número vem reduzindo consideravelmente, de acordo com a secretária da Saúde. Em relação ao processo de vacinação, ela destaca que os jovens têm procurado com menos ansiedade a vacina em comparação às pessoas idosas: "Como antes não se sabia o quantitativo de vacinas que se teria, as pessoas mais de idade procuravam com mais ansiedade. Os jovens procuram mais gradativamente, mas também estão se imunizando".

A intenção é continuar com a realização das buscas ativas para atingir o máximo possível de pessoas no que se refere à cobertura vacinal. Sobre a imunização com a terceira dose, a secretária destaca que o Município ainda não tem uma nota técnica orientativa sobre como será a implantação da terceira dose que deverá ter, nos próximos dias, um avanço. "Com muita alegria Santa Cruz está em uma estabilidade da pandemia. Mas vale salientar que não podemos, de forma alguma, deixar de lado os cuidados e a prevenção. Houve diminuição dos casos, mas não podemos descuidar. Sabemos das novas variantes que estão pela redondeza, mas os munícipes estão mobilizados", destaca. 


Foto: Agência Brasil/ Divulgação
Agentes de saúde têm feito visitas em residências para coletar dados e incentivar a vacinação contra a Covid-19
Agentes de saúde têm feito visitas em residências para coletar dados e incentivar a vacinação contra a Covid-19