compartilhe >>

15 estagiários da Unisc vão reforçar atendimento em Saúde em Vera Cruz


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 29/08/2021 10:00

Geral   DE OLHO EM MELHORIAS

A partir da próxima quinta-feira, dia 2 de setembro, 15 estudantes dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) passam a atuar nas unidades de Saúde de Vera Cruz. Esse reforço nas equipes de atendimento se dá com base na Portaria Interministerial nº 1.127, do Ministério da Saúde, que institui diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) e incentiva o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Em implantação inédita do programa na Capital das Gincanas, foi assinado na tarde de ontem o termo de parceria entre o Município de Vera Cruz, através da Secretaria de Saúde, e a Unisc.  

Conforme a secretária de Saúde, Clair Tornquist, oito estagiários de Enfermagem e sete de Fisioterapia vão integrar os serviços de Saúde a partir da próxima semana. “É um momento especial para Vera Cruz e uma parceria muito importante que vem para qualificar e fortalecer as redes de atenção a Saúde, possibilitando a implementação ou continuidade de atividades e serviços”, frisa a responsável pela pasta. 

Na prática, os alunos da Enfermagem vão integrar as equipes desta forma: três no Posto de Saúde Central, dois no Espaço Mamãe Criança e três na Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Vila Progresso. Por sua vez, quanto aos estagiários da Fisioterapia, serão alocados três no Posto de Saúde Central e quatro na ESF de Vila Progresso. Entre os objetivos que as unidades desejam desenvolver com o auxílio destes profissionais em formação, estão acolhimento, visitas domiciliares, atendimentos individuais, grupos diversos e de apoio familiar, ergometria, reabilitação, entre outros. “Neste momento, estão sendo alocados profissionais destas duas áreas, mas estamos na expectativa de contar mais a frente com o reforço de estudantes da Farmácia, da Medicina e da Odontologia”, acrescenta Clair. 

No ato de assinatura do termo de parceria, além dos alunos - que puderam conhecer os locais onde vão desenvolver suas atividades - se fizeram presentes representantes da Universidade, como a diretora de Ensino de Graduação, Giana Diesel Sebastiany (representando a reitora professora Carmen Lúcia de Lima Helfer), a coordenadora do Cenários de Práticas da Saúde, professora Beatriz Baldo Marques, e a assistente técnica da Direção de Ensino de Graduação, Daiana Padilha. “Temos um carinho especial pelos municípios que ajudaram a formar a nossa universidade e Vera Cruz é um deles. Estamos buscando, cada vez mais, olhar não só para Santa Cruz, que também é nossa referência, mas para os municípios do entorno, onde temos a possibilidade de uma formação sistemática em serviço, inserindo os estudantes de diferentes áreas na atuação prática. A partir da formalização dessa parceria, o planejamento pode ser contínuo, podendo-se a cada semestre ver as possibilidades e aumentar a interface de atividades. Esse termo de cooperação vai desde as atividades de estágio até as atividades de pesquisa e parcerias maiores, então, daqui a pouco vamos estar fazendo e publicando pesquisas, aprofundando algumas questões que são importantes para o Município em parceria”, frisou Giana, ao ressaltar os ganhos com a iniciativa. 

UBS VÃO ATENDER EM NOVO HORÁRIO

Seguindo novas diretrizes do Ministério da Saúde para atendimentos de Atenção Primária em Unidades Básicas de Saúde (UBS), o funcionamento dos postos nas localidades de Linha Andréas e Ferraz será em novos horários a partir da próxima segunda, dia 30. A UBS de Ferraz abrirá as portas para a comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h45min às 11h15min. Já o atendimento na UBS de Linha Andréas será de segunda a sexta-feira, das 12h45min às 16h15min. 


Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Parceria com a Unisc vai beneficiar a Secretaria de Saúde
Parceria com a Unisc vai beneficiar a Secretaria de Saúde

Foto: Jornal Arauto / Taliana Hickmann
Termo de parceria entre o Município de Vera Cruz e a Unisc foi assinado na tarde de quinta
Termo de parceria entre o Município de Vera Cruz e a Unisc foi assinado na tarde de quinta