Neste ano, a Feira vai até os alunos


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 29/08/2021 09:00

Geral   CULTURA

Para a alegria dos amantes de histórias, a Feira do Livro irá retornar em 2021 para o calendário escolar de Vale do Sol. Em virtude da pandemia, em 2020 não foi possível realizar o tradicional evento, considerado muito importante para a consolidação da aprendizagem dos alunos das escolas do município. Neste ano, a Feira do Livro de Vale do Sol será realizada de forma itinerante. Toda a programação será concentrada nas escolas municipais, descentralizando o público.

Conforme a supervisora educacional da Secretaria de Educação do Município, Patricia Andréia Schlittler Kist, o evento irá ocorrer entre os dias 5 e 8 de outubro. A abertura ocorrerá no dia 5 de outubro na Câmara Municipal de Vereadores, onde haverá a participação da Orquestra do Colégio Medianeira e uma  homenagem ao patrono Carlos Haeser. Nos dia 6 e 7 de outubro, a Feira vai acontecer em escolas municipais polos. No dia 6 na Escola Felipe dos Santos e Escola São João Batista e no dia 7 na Escola Willibaldo Michel e Escola Daltro Filho. Na EMEI Primeiros Passos e na EMEI Aquarela, a programação acontecerá nos dias 6, 7 e 8 com  a Hora do Conto, Contação de História e recreação.

As demais escolas de ensino fundamental, bem como as da rede estadual, irão se descolar até os educandários que terão as atividades. “Nessas escolas haverá uma programação destinada à Educação Infantil e Anos Iniciais, que envolve conversa com escritor e apresentação de espetáculo teatral de bonecos e outra programação para os Anos Finais que envolve conversa com escritor e bate-papo com o patrono Carlos Haeser”, salienta Patricia, que ainda revela a participação do escritor Pablo Morenno, que fará um trabalho tanto com os alunos dos Anos Iniciais quanto dos Anos Finais. 

Importância 

Segundo a supervisora de educação, se decidiu realizar a Feira em 2021 devido ao avanço das imunizações e diminuição dos casos. 

Sobre o evento, Patricia cita que a Feira vem para oportunizar momentos de incentivo e despertar para a leitura e de propiciar momentos de integração. ”Consideramos a Feira um momento importante no município, ela faz parte do nosso calendário escolar, pela importância de incentivar  a leitura. Optamos pela forma itinerante, com uma programação que se encaixasse nessa modalidade, considerando os protocolos vigentes e as devidas medidas de prevenção”, salienta a supervisora, que conclui afirmando que  após praticamente um ano de pandemia, a Feira será um momento para os alunos sentirem que aos poucos as coisas podem estar voltando ao normal, considerando o avanço das imunizações e diminuição dos casos.

A Feira do Livro de 2021 está sendo organizada em parceria com o SESC de Santa Cruz do Sul.

 

 


Foto: Arquivo Jornal Arauto
Em 2019, crianças e jovens puderam aproveitar a Feira para praticarem a leitura
Em 2019, crianças e jovens puderam aproveitar a Feira para praticarem a leitura