compartilhe >>

Arauto Saúde: doação de sangue pode salvar muitas vidas


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 21/08/2021 07:59

Arauto Saúde   EMPATIA

Atentos às demandas diárias dos variados tipos sanguíneos para o tratamento de pacientes internados nas instituições de saúde, o Lions Clube Santa Cruz do Sul Centro, o Grupo Arauto de Comunicação e o banco de sangue Hemovida - localizado junto ao Hospital Santa Cruz - firmaram nesta semana uma parceria para incentivar a doação. Para falar mais sobre a campanha e a importância do gesto solidário, o integrante da diretoria do Lions Clube, Julio Cesar Meira Medina, e o enfermeiro responsável técnico do Hemovida, Cezar Rodrigo Priebe, são os convidados do Arauto Saúde. 

Conforme Julio Cesar, mentor da ideia, a campanha surgiu naturalmente, como uma extensão de um gesto já realizado por ele. “Sou doador de sangue há muito tempo e, nos últimos meses, vinha lendo na imprensa sobre a escassez de sangue nos bancos da região neste período de pandemia. Então, levei a ideia aos companheiros do Lions Clube, que foi imeadiatamente aceita, e buscamos as parcerias com o Grupo Arauto e o Hemovida, fortalecendo esta campanha”, explica. A campanha, segundo o integrante do Lions Clube, deve se estender até o fim do ano, com o objetivo de incentivar as pessoas para a doação de sangue. 

O gesto, complementa Cezar, pode salvar até três vidas. “Separando os componentes do sangue doado, podemos usá-los para o tratamento de diversas doenças”, esclarece. Para o responsável técnico do Hemovida, o tema se faz recorrente já que não há um substituto para o sangue, sendo a doação contínua importante e necessária, já que o sangue possui validade. “Por isso tão seguidamente pedimos para a comunidade doar. Atualmente, a legislação permite que pessoas dos 16 aos 18 anos doem sangue, desde que com a permissão do responsável legal. Assim como pessoas dos 18 anos aos 70 anos incompletos também podem fazer sua parte”, salienta. 

Entre os requisitos, explica Cezar, os homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano e as mulheres até três vezes por ano. Além disso, é preciso estar em boas condições de saúde, não sendo necessário estar em jejum.  Para se tornar um doador, basta procurar o banco de sangue mais próximo e se informar. 


Foto: Getty Images
Doação de sangue é  um gesto de empatia com o próximo
Doação de sangue é um gesto de empatia com o próximo