compartilhe >>

Legislativo de Candelária aprova a criação da carteira do autista


Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 21/07/2021 11:06
Atualizado 21/07/2021 11:41

Política   ATENÇÃO INTEGRAL

O projeto de lei que cria a carteira de identificação do autista foi aprovado durante a sessão ordinária, nesta segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Candelária. A matéria foi encaminhada pelo Executivo, a partir de uma indicação do vereador Jorge Willian Feistler (PTB), e visa conferir a identificação da pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e garantir atenção integral.

Além de garantir direitos, como o atendimento preferencial nos estabelecimentos públicos e privados, o projeto tem como objetivo propiciar a contabilização do número de portadores dessa condição no município. Conforme o texto, no documento deve constar o endereço, nome do responsável e o telefone, a fim de facilitar a identificação e contato com a família em casos necessários.

Com a carteira será possível acelerar os atendimentos, diminuindo a burocracia, além de facilitar o acesso às instituições administrativas públicas e privadas, evitando, assim, o constrangimento e a demora no atendimento e o consequente desgaste psicológico dos envolvidos. O documento de identificação será expedido sem qualquer custo, por meio de requerimento acompanhado de relatório médico.


Foto: Matheus Haetinger
Vereadores aprovaram o projeto na sessão de segunda-feira
Vereadores aprovaram o projeto na sessão de segunda-feira