compartilhe >>

Operação nacional de combate a crimes contra crianças tem desdobramentos em Santa Cruz


Publicado 16/07/2021 11:22
Atualizado 16/07/2021 11:24

Polícia   ACALENTO

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), as Polícias Civis dos 26 Estados e do Distrito Federal deflagraram, nesta sexta-feira (16), a Operação Acalento com o objetivo de combater crimes de violência contra crianças e adolescentes no país. A operação inédita ocorreu em 1.047 municípios desde o dia 4 de junho e o "Dia D" acontece hoje, quando estão sendo cumpridos 374 mandados de prisão.

Segundo o MJSP, a ação já contou, durante esse período, com a participação de quase 6.400 agentes da Polícia Civil de todos os estados e do Distrito Federal. O objetivo é inibir crimes e reprimir a exploração sexual infanto-juvenil,  maus-tratos e outras formas de violência contra crianças e adolescentes. 

Em Santa Cruz do Sul, a operação foi deflagrada pela Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente (DPCA). Conforme a delegada Lisandra de Castro de Carvalho, no município as ações foram divididas ao longo das últimas seis semanas. Foram realizadas 60 diligências incluindo fiscalização de estabelecimentos, verificação de denúncias anônimas, intimações, cumprimentos de mandados de busca, dentre outras. Foram concluídos ao todo, 48 Procedimentos Policiais, solicitadas duas medidas protetivas e realizadas três apreensões de menores. "Foram apreensões de adolescentes infratores por medidas socioeducativas, incluindo crime de porte ilegal de arma de fogo. As medidas protetivas foram em dois casos: um de abuso e outro de violência doméstica" explica.


Foto: Divulgação
Operação cumpriu mandados em mais de mil cidades do país
Operação cumpriu mandados em mais de mil cidades do país