compartilhe >>

Atração de negócios pauta fala de Brum


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 16/07/2021 12:00

Geral   EVENTO

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum (MDB), esteve em Vera Cruz na noite desta quinta-feira (15). Ele participou de uma transmissão ao vivo promovida pela Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisa), na promoção do segundo ciclo de palestra show online. De acordo com Brum, o principal objetivo da vinda dele à região foi para mostrar as possibilidades que os municípios têm, principalmente na atração de novos negócios. “Estamos com a proposta de levar a Secretaria aos municípios. Já fiz isso em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires aqui no Vale do Rio Pardo e agora tenho a oportunidade de estar em Vera Cruz. Meu objetivo enquanto secretário é mostrar de que forma as cidades podem atrair novos investimentos”, ressaltou.

O Fundo Operação Empresa do Estado do Rio Grande do Sul (Fundopem/RS) é um instrumento de parceria, do Governo do Estado com a iniciativa privada, visando à promoção do desenvolvimento socioeconômico, integrado e sustentável do Rio Grande do Sul. Por meio deste programa o Estado não libera recursos financeiros para o empreendimento incentivado, mas sim para os municípios, por meio de dedução de imposto.

Conforme Brum, apesar da oferta de oportunidades, o trabalho deve ser feito de forma conjunta. “Depende muito do trabalho feito pelos prefeitos, porque ferramentas o Estado tem. Abrimos mão de 30 e 40% de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por meio dos programas para que os municípios ganhem. No entanto, essa atração não depende somente da secretaria, mas sim dos prefeitos”, explicou. “Nosso objetivo é a atração de novas indústrias ou ampliação das já existentes. Qualquer tipo de indústria, seja ela metalmecânica, moveleira, de confecção, ligadas ao agronegócio. Todas podem ser atraídas, mas precisamos nos esforçar para isso”, completou.

Além do Fundopem, que é o principal programa do Estado, outras formas de fomento da economia também são disponibilizadas. “Temos programas que auxiliam as empresas a exportar e inclusive a expor fora do país. Temos redes de incentivos, por meio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e do Banco de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul (Badesul)”, frisou o secretário, que apresentou ainda linhas de compra de maquinário e prestação de serviço com carência.

Pedido de Apoio

O prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, aproveitou a presença do secretário para pedir auxílio quanto à pavimentação do acesso a Linha Henrique D’Ávila. “O Pavimenta RS, lançado recentemente pelo Governo do Estado, será por edital, vou orientar na organização do projeto e no protocolo. As demandas da região que posso auxiliar, sempre estou disposto, mas neste caso não é político, e sim de cumprimento dos requisitos previstos”, ressaltou.


Foto: Lucas Batista/Arauto FM
Secretário participou de live promovida pela Acisa e sugeriu alternativas para região
Secretário participou de live promovida pela Acisa e sugeriu alternativas para região