Reunião discute o bem-estar animal


Por: Portal Arauto
Fonte: Jornal Arauto
Publicado 16/07/2021 14:10
Atualizado 16/07/2021 14:16

Geral   VERA CRUZ

Discutir o bem-estar animal. Por óbvio, esta não é uma particularidade de Vera Cruz, mas, indicações de vereadores motivaram uma reunião, realizada nesta semana. O encontro, que reuniu edis, voluntários da causa animal, prefeito, vice-prefeito e representantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) teve como objetivo buscar alternativas para ampliar os cuidados com os animais na Capital das Gincanas.

Para o vereador Flávio Schunke (PDT), um dos propositores da indicação, a reunião foi importante também para iniciar uma conversa relacionada ao tema no município. “Tivemos a oportunidade de discutir com profissionais e voluntários ligados à causa animal, a fim de fomentar, nesse primeiro momento, algumas ações, mais no sentido de conscientização da população quanto aos cuidados. Ampliaremos também a conversa com a Unisc, no sentido de futuramente podermos até sugerir parcerias com o próprio curso de Medicina Veterinária”, explicou.

O prefeito Gilson Becker, que também esteve presente no encontro, comentou que o tema será tratado dentro da rede municipal de ensino, a fim de retomar com intensidade a importância dos cuidados com o bem-estar animal. “Ampliaremos campanhas de vacinação e trataremos de alternativas para realizações de mutirões de esterilização e castração. Estudaremos ainda a viabilidade de uma parceria com a Unisc. Temos o bem-estar animal como uma de nossas bandeiras e buscamos todos os dias alternativas para ampliação dos serviços”, ressalta.

Além do foco ser direcionado para as campanhas de conscientização, tanto o vereador como o prefeito, afirmaram que foi discutida na reunião a criação de um Canil Municipal. No entanto, a possibilidade foi rechaçada por ambos. Segundo eles, se chegou a um consenso de que neste momento não há viabilidade para um espaço exclusivo e que a melhor alternativa é a que existe atualmente.

Vera Cruz conta com um albergue animal, que funciona em parceria com uma clínica veterinária, no Centro do Município. Este local conta com 15 alojamentos. Os animais recolhidos, seja por maus-tratos ou situações de abandono recebem castração, vacinação e microchipagem antes de serem considerados aptos para adoção. Este serviço é licitado pela Prefeitura a cada ano para atender os animais em vulnerabilidade.


Foto: Rafael Cunha/Grupo Arauto
Encontro teve a presença de lideranças políticas, autoridades e voluntários
Encontro teve a presença de lideranças políticas, autoridades e voluntários