compartilhe >>

Brasileiros nas fronteiras terão prioridade na vacinação contra a Covid-19


Fonte: Governo Federal
Publicado 14/07/2021 18:12
Atualizado 14/07/2021 18:15

Geral   IMUNIZAÇÃO

Brasileiros que moram em estados que fazem fronteira com outros países terão prioridade na vacinação contra a Covid-19. A partir desta semana, o Ministério da Saúde começa a enviar doses de vacinas para imunizar essa população, com o objetivo de reforçar a proteção nessas localidades para conter o avanço de possíveis variantes do vírus.

No total, serão distribuídas para todo o País, em até 48 horas, mais de 4 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas no Brasil pela Fiocruz. Em um primeiro momento, os estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Rondônia receberão doses a mais para vacinar os moradores das fronteiras, o que contempla 50% dessa população.

Nessa pauta de distribuição, também estão sendo enviados imunizantes para primeira dose de pessoas entre 55 e 59 anos, fora dos grupos prioritários, e para início da vacinação de bancários e trabalhadores dos Correios.

Além das vacinas, o Ministério da Saúde também entrega aos estados e Distrito Federal nos próximos dias mais de 5,3 milhões de seringas e agulhas de 1ml e de 3ml.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado. No caso da vacina da Fiocruz, o intervalo é de 12 semanas.

As orientações de vacinação e a divisão das doses por UF estão no 28º informe técnico.

Pátria Vacinada

Até agora, o Ministério da Saúde já entregou aos estados e DF mais de 147 milhões de doses de vacinas Covid-19 – com essa pauta de distribuição, a marca de 150 milhões de doses entregues será batida. Mais de 117 milhões de doses já foram aplicadas, sendo que mais da metade da população-alvo da campanha já recebeu a primeira dose e quase 20% dos brasileiros já estão totalmente imunizados.


Foto: Walterson Rosa/Divulgação/Governo Federal
Ministério da Saúde entrega mais um lote de vacinas para todos os estados e Distrito Federal nas próximas 48 horas
Ministério da Saúde entrega mais um lote de vacinas para todos os estados e Distrito Federal nas próximas 48 horas