Prefeitura e Hospital anunciam retomada das cirurgias eletivas no próximo mês em Venâncio Aires


Por: Portal Arauto
Fonte: Assessoria de Imprensa
Publicado 14/07/2021 15:23
Atualizado 14/07/2021 15:35

Covid-19 Região   BOA NOTÍCIA

Uma reunião na Prefeitura de Venâncio Aires, seguida de uma visita ao Hospital São Sebastião Mártir na manhã desta quarta-feira (14), definiu o fechamento de cinco leitos de UTI Covid na Casa de Saúde ao final do mês de julho e a retomada de serviços prejudicados ou paralisados pela pandemia. Entre deles, um mutirão para realização de cirurgias eletivas a partir de 1º de agosto. 

Com 641 pessoas na fila de espera por uma cirurgia no município, nos últimos 18 meses foram realizados 70% menos procedimentos que a média mensal contratada pela Prefeitura. Do que está previsto em contrato, o HSSM deve fazer, por mês, 40 cirurgias traumatológicas de média complexidade e 80 gerais, como de hérnia, vesícula, vascular e ginecológica. Seriam 1.440 procedimentos em um ano, mas em 2020 foram apenas 435, cerca de 30% do ideal.

De acordo com o administrador do Hospital, Luis Fernando Siqueira, “uma orientação do Estado suspendia cirurgias de não urgência durante a pandemia. Mesmo assim, alguns procedimentos foram realizados e o novo cenário de fechamento de leitos de UTI Covid, aliado a uma negociação com profissionais médicos, permitirá essa retomada de forma mais acentuada em agosto”, explica. 

Já o prefeito Jarbas da Rosa acrescenta que o Município já possui recursos reservados no Orçamento para autorização dos procedimentos, além de emendas impositivas destinadas por vereadores no último ano. “Nossa prioridade agora é a retomada de serviços ambulatoriais de especialidades e cirurgias eletivas que, por muito tempo, ficaram represadas. Enquanto acompanhamos a vacinação e buscamos um controle da pandemia, precisam retomar o atendimento e o cuidado com os demais serviços de saúde da nossa população”, finaliza Jarbas da Rosa.


Foto: Divulgação
Prefeitura e Hospital anunciam retomada das cirurgias eletivas no próximo mês em Venâncio Aires