compartilhe >>

Colheita do brócolis inicia no interior de Vale do Sol


Fonte: Jornal Arauto
Publicado 14/07/2021 07:03
Atualizado 14/07/2021 07:03

Geral   APOSTA

Uma cultura em expansão no Município, a produção do brócolis já é uma realidade para muitos agricultores vale-solenses, como no caso do produtor Jonatan Laerte Gewehr, morador de Faxinal de Dentro, que começou a colheita da sua safra durante o último fim de semana. Segundo Gewehr, o seu envolvimento com o brócolis já vem desde 2017, quando ainda em caráter experimental, decidiu apostar na cultura.

Retomada

No início de 2021, Vale do Sol recebeu a visita de um representante da empresa Grano Alimentos, de Serafina Corrêa, na serra gaúcha. No encontro, que contou com a presença de agricultores e membros da Administração Municipal, ficou definido o retorno da produção de brócolis em Vale do Sol depois de quatro anos sem investimentos. Na oportunidade, foi concretizada uma parceria entre a Grano e os produtores. 
Assim, os vale-solenses que decidiram investir no cultivo da verdura tiveram a garantia da compra de toda a produção por parte da empresa da serra gaúcha. O preço mínimo pago pela Grano Alimentos ficou em R$ 1,75 o quilo. Além disso, a fábrica é responsável pelo fornecimento das plantas e ainda presta assistência técnica às propriedades, com orientações quanto ao preparo da terra, manejo e colheita do produto.

Renda extra

Segundo Gewehr, atualmente cerca de 1,5 hectare é utilizado para a produção de brócolis na propriedade, que conta com 30 mil pés da cultura. “Realizamos todo o plantio e a colheita de forma manual. Nessa safra, iniciamos a colheita cerca de 88 dias depois do plantio. Por conta da seca no início da safra e o excesso de umidade agora no final, acredito que terei 30% de perda na produtividade. Mesmo assim, a safra foi muito positiva”, comenta Jonatan, que pretende terminar a colheita em no máximo 15 dias, caso o tempo colabore.

Conforme o orientador agrícola da Grano Alimentos, Márcio Pedrotti Almeida, a expectativa é de que haja uma produção acima da média em Vale do Sol, tendo em vista  as condições favoráveis que a região está apresentando. “Tanto em Vale do Sol como em outros municípios da região, a questão do solo e o clima vêm contribuindo para que a qualidade do brócolis seja muito boa. Sem contar o cuidado que os produtores estão tendo com a cultura. Em média, os produtores tiram 600 gramas por cabeça. Aqui na região, a média está em 700 ou até mais, demonstrando ser possível que a produção em maior escala possa ser uma realidade”, afirma Almeida.


Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Durante a manhã de ontem, colheita foi realizada sob forte cerração
Durante a manhã de ontem, colheita foi realizada sob forte cerração

Foto: Gabriel Fuelber/Jornal Arauto
Colheita é realizada de forma manual
Colheita é realizada de forma manual